Aplicativo móvel de realidade virtual para o ensino multidisciplinar de conteúdos de Óptica
Resumo
Este projeto apresenta um protótipo de um aplicativo móvel usando a realidade virtual (RV) para utilização em aulas de Ciências da Natureza. Nesse aplicativo os discentes e docentes podem trabalhar os conteúdos de Óptica, especialmente a visão humana, de animais e suas deficiências de forma multidisciplinar. O projeto visa promover um maior interesse de discentes da educação básica para a área de Ciências da Natureza, especialmente para os conteúdos de Física, sendo considerada pelos estudantes como uma disciplina difícil e com um alto formalismo matemático. Além disso, o projeto busca ser uma nova ferramenta para as escolas públicas, que carecem de laboratórios de experimentação e de informática.
Referências
Faria, Maryelly da Silva. Uso de produção de vídeos no ensino de Física: uma proposta de aula sobre o funcionamento da visão. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
Marçal, Edgar; Andrade, Rossana; Rios, Riverson. Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de realidade virtual. RENOTE, v. 3, n. 1, 2005.
Navarro, Gabrielle. Gamificação: a transformação do conceito do termo jogo no contexto da pós-modernidade. Biblioteca Latino-Americana de Cultura e Comunicação, v. 1, n. 1, p. 1-26, 2013.
Dantas, Adilmar Coelho et al. AlfaBeta: Um jogo com realidade virtual para auxiliar na alfabetização e no aprendizado da grafia correta de palavras. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2018. p. 180.
Bergamaschi, Marcelo Pereira et al. O Ensino Básico com o apoio das ferramentas Vuforia e Unity para incentivar os estudos e melhorar o aprendizado. Revista de Informática Aplicada, v. 15, n. 1, 2019.
Da Silva, Ítalo Batista; De Oliveira Tavares, Otávio Augusto. Uma pedagogia multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar para o ensino/aprendizagem da física. HOLOS, v. 1, p. 4-12, 2005.
Studart, Nelson. Inovando a ensinagem de física com metodologias ativas. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3, p. 1-24, 2019.
Silva, José Carlos Xavier; LEAL, Carlos Eduardo dos Santos. Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, 2016.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Google, C. (2021). Experience virtual reality in a simple fun, and affordable way. Acesso em: 02 de julho de 2021. Disponível em: <https://arvr.google.com/cardboard>
De Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Reflexões sobre implementação e uso de laboratórios de informática na escola pública. Roteiro, v. 37, n. 2, p. 343-360, 2012.
De Souza Pereira, Ademir; Da Conceição, Naicy Camila Paixão. Um estudo sobre laboratórios multidisciplinares de ciências da natureza em escolas públicas da região Oeste do Pará. Revista Exitus, v. 9, n. 5, p. 331-360, 2019.
[Unity versão 2018.4.25f1]. Unity Technologies, 2021. Disponível em: <https://unity.com/pt>. Acesso em: 02 de julho de 2021.
Polyperfect, 2021. Creating stunning content ready to drag and drop into your game. Disponível em: <https://www.polyperfect.com>. Acesso em: 02 de julho de 2021.