Tutoria: uma Plataforma para Apoiar Boas Práticas de Feedback no Processo de Ensino e Aprendizagem
Resumo
O feedback dado por professores a estudantes sobre atividades avaliativas é fundamental para a construção do conhecimento dos estudantes e compreensão acerca de sua trajetória de aprendizagem. Entretanto, frequentemente professores não conseguem fornecer feedback de qualidade e em tempo hábil, devido a sobrecarga de trabalho e falta de tempo, gerando frustração para todos os envolvidos. Tutoria é uma plataforma com o objetivo de apoiar professores na correção de atividades avaliativas de maneira mais rápida, mas mantendo a qualidade e a personalização. Para isso, Tutoria foi desenvolvida priorizando a usabilidade, recursos de correção de questões discursivas, e técnicas de inteligência artificial.
Referências
Boud, D., Molloy, E. 2013. Rethinking models of feedback for learning: the challenge of design. Assessment & Evaluation in higher education 38, 6 (2013), 698–712.
Cavalcanti, A. P., Diego, A., Carvalho, R., Freitas, F., Tsai, Y. S., Gašević, D., & Mello, R. F. (2021). Automatic feedback in online learning environments: A systematic literature review. Computers and Education: Artificial Intelligence, 100027.
Freeman, R.; Lewis, R. (2016) Planning and implementing assessment. Routledge.
Higgins, R.; Hartley, P.; Skelton, A. (2001) Getting the message across: the problem of communicating assessment feedback. Teaching in higher education 6, 2, 269–274.
Ivanic, R.; Clark, R.; Rimmershaw, R. (2000) What am I supposed to make of this?: the messages conveyed to students by tutors’ written comments.
Nicol, D. J.; Macfarlane-Dick, D. (2006) Formative assessment and self-regulated learning: A model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education 31, 2, 199–218.
Wiggins, G. (1998) Educative Assessment. Designing Assessments To Inform and Improve Student Performance. ERIC.