Avaliação de Sistemas de Busca em Mercados Eletrônicos
Resumo
Mercados eletrônicos, tais como eBay e Amazon.com, têm ampliado sua popularidade nos últimos anos. Neste cenário, um dos desafios existentes é a compreensão da interação dos usuários. Este trabalho apresenta uma análise da navegação de usuários no mercado eletrônico brasileiro TodaOferta, com foco no sistema de busca. A partir da categorização das requisições, distiguimos sessões de navegação que possuem ou não funcionalidades de busca. Observou-se uma superioridade em quantidades e tamanhos do primeiro conjunto, assim como uma eficiência maior das sessões de busca para concretização de transações. Os resultados obtidos podem contribuir para aperfeiçoar os mecanismos de busca e criar serviços personalizados.
Referências
Arlitt, M. (2000). Characterizing web user sessions. SIGMETRICS Performance Evaluation Review, 28(2):50–63.
Arlitt, M. and Williamson, C. (1996). Web server workload characterization: the search for invariants. SIGMETRICS Performance Evaluation Review, 24(1):126–137.
Benevenuto, F., Pereira, A., Rodrigues, T., Almeida, V., Almeida, J., and Gonçalves, M. (2009). Avaliação do perfil de acesso e navegação de usuários em ambientes web de compartilhamento de vídeos. In WebMedia’09, Fortaleza, Brasil. SBC.
Costa, C., Cunha, I., Vieira, A., Ramos, C., Rocha, M., Almeida, J., and Ribeiro-Neto, B. (2004). Analyzing client interactivity in streaming media. In WWW.
Duarte, D., Pereira, A., and Meira Jr., W. (2010a). Analyzing user profiles in electronic markets. In i-Society 2010: Proceeding of the International Conference on Information Society, Londres, UK. IEEE.
Duarte, D., Pereira, A., and Meira Jr., W. (2010b). Avaliação do sistema de busca em mercados eletrônicos. In VII Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica (WTIC’10), Belo Horizonte, MG. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Duarte, F., Mattos, B., Bestavros, A., Almeida, V., and Almeida, J. (2007). Traffic characteristics and communication patterns in blogosphere. In Proc. Int’l Conference on Weblogs and Social Media (ICWSM).
Durham, Y., M. R. and Standifird, S. (2004). ebay’s buy-it-now function: Who, when and how. Topics in Economic Analysis & Policy, 4(1):28.
Menasce, D. and Almeida, V. (2000). Scaling for E Business: Technologies, Models, Performance, and Capacity Planning. Prentice Hall PTR, NJ, USA.
Menascé, D., Almeida, V., Fonseca, R., and Mendes, M. (1999). A methodology for workload characterization of e-commerce sites. In ACM Conf. on e-Commerce (EC).
Pereira, A., Silva, L., and Meira, Jr., W. (2006). Evaluating the impact of reactive workloads on the performance of web applications. In Proc. of the 25th IEEE Int’l Performance, Computing, and Communications Conf. (IPCCC), Phoenix, USA. IEEE CS.
Veloso, E., Almeida, V., Jr., W. M., Bestavros, A., and Jin, S. (2006). A hierarchical characterization of a live streaming media workload. ACM Trans. on Network, 14(1).