Astroem para Professores e o Ensino de Matemática: Iniciação à Linguagem da Programação por Meio da Robótica
Resumo
Neste trabalho trazemos um relato sobre a importância da formação continuada de professores em lógica e linguagem da programação, principalmente dadas as previsões da BNCC para Matemática. Mesmo que a escola disponha de recursos como laboratório de informática, a capacitação é necessária, e muitos recursos educacionais podem servir de veículo para o ensino da linguagem da programação, como é o caso da Robótica. Os resultados acerca da utilização preliminar do Robomind mostraram-se satisfatórios e sendo corroborados pelas atividades posteriores com o Lego NXT e o Scratch, etapas posteriores nas quais os professores passaram a apresentar maior domínio da linguagem da programação.
Referências
Brasil (2018). “Base Nacional Comum Curricular”, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, Agosto.
Brasil (2001). “Parecer CNE/CP 9/2001: diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura”, de graduação plena, http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf, Junho.
Delors, J. (2003). “Educação: um tesouro a descobrir”, Cortez, São Paulo.
Kalinke, M. A. (2014). “Tecnologias no Ensino: a linguagem matemática na web”, CVR, Curitiba.
Menezes, J. E., Braga, M. D. e Seimetz, R. (2018). “O ensino na licenciatura em matemática mediado pela TDIC: opiniões e perspectivas de alunos”, http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/download/725/601/, Junho.