Projeto Colmeia: Gamificando no Ensino Superior

  • Paulo André da Silva UFPE

Resumo


Este artigo descreve um processo de gamificação em disciplinas pedagógicas para curso de licenciatura. O projeto Colmeia visa integrar ações motivacionais com conteúdos próprios das disciplinas de ‘Didática’ e ‘Avaliação da Aprendizagem’, dentro de uma narrativa inspirada na vida das abelhas. Objetiva envolver estudantes em atividades motivacionais, relacionadas com dados da realidade, conteúdos, desenvolvimento de competências e habilidades e ações práticas em escolas. Utilizamos diversas ferramentas digitais para promoção de ações criativas na resolução de problemas, de forma a conduzir ao cumprimento da missão principal do jogo.

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Publicado
02/12/2019
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DA SILVA, Paulo André. Projeto Colmeia: Gamificando no Ensino Superior. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019 . p. 260-268. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8897.