Em Direção a Uma Abordagem Híbrida para Personalização Automática do Processo de Ensino em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância: Uma Análise Experimental

  • Daydson H. Silva UFU
  • Fabiano A. Dorça UFU

Resumo


Este artigo apresenta uma nova abordagem para personalização do processo de ensino levando-se em consideração os estilos de aprendizagem dos estudantes em sistemas adaptativos e inteligentes para educação à distância. A abordagem proposta é baseada em um método para recomendação de objetos de aprendizagem e um modelo de estilos de aprendizagem baseado em distribuições de probabilidades. Finalmente, são apresentados experimentos e resultados promissores que demonstram a eficiência da abordagem proposta. Palavras-chave: sistemas adaptativos para educação, modelagem do estudante, estilos de aprendizagem, personalização do ensino, educação à distância.

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Publicado
23/07/2013
SILVA, Daydson H.; DORÇA, Fabiano A.. Em Direção a Uma Abordagem Híbrida para Personalização Automática do Processo de Ensino em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância: Uma Análise Experimental. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1330-1338.