Em Direção a Uma Abordagem Híbrida para Personalização Automática do Processo de Ensino em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância: Uma Análise Experimental

  • Daydson H. Silva UFU
  • Fabiano A. Dorça UFU

Resumo


Este artigo apresenta uma nova abordagem para personalização do processo de ensino levando-se em consideração os estilos de aprendizagem dos estudantes em sistemas adaptativos e inteligentes para educação à distância. A abordagem proposta é baseada em um método para recomendação de objetos de aprendizagem e um modelo de estilos de aprendizagem baseado em distribuições de probabilidades. Finalmente, são apresentados experimentos e resultados promissores que demonstram a eficiência da abordagem proposta. Palavras-chave: sistemas adaptativos para educação, modelagem do estudante, estilos de aprendizagem, personalização do ensino, educação à distância.

Referências

Bittencourt, I.; Costa, E. (2011). Modelos e Ferramentas para a Construção de Sistemas Educacionais adaptativos e Semânticos. Universidade Federal de Alagoas.

Brusilovsky, P. (1996a). Methods and techniques of adaptive hypermedia. Seventh International PEG Conference, Edinburgh.

1337 Brusilovsky, P. (1996b). A Tool for Developing Adaptive Electronic Textbooks on WWW. School of Computer Science, Carnegie Mellon University, Pittsburgh.

Brusilovsky, P. (2001). Adaptive Educational Hypermedia. School of Information Science, University of Pittsburgh.

Dorça, F. A.; Lima, L. V.; Fernandes, M. A.; Lopes, C. R. (2012). A Stochastic Approach for Automatic and Dynamic Student Modeling in Adaptive Educational Systems. Informatics in Education. Volume 11, Número 2.

Felder, R.; Silverman, L. (1988). Learning and teaching styles in engineering education. Engineering Education, vol. 78, pp. 674-681.

Felder, R.; Soloman, B. (2006). Index of Learning Style Questionnaire. North Carolina State University. Disponível em <http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ILSpage.html>. Acesso em 20 set. 2012, 22:40.

Graf, S. (2007). Adaptivity in Learning Management Systems Focussing on Learning Styles. Vienna University of Technology.

Graf, S. e Kinshuk (2009). Advanced Adaptivity in Learning Management Systems by Considering Learning Styles. In Proceedings of the 2009 IEEE/WIC/ACM International Joint Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent TechnologyVolume 03, pages 235–238. IEEE Computer Society.

Graf, S.; Kinshuk; Ives, C. (2010). A Flexible Mechanism for Providing Adaptivity Based on Learning Styles in Learning Management Systems. Athabasca University, Canada.

Moodle. (2013). Disponível em <https://moodle.org/>. Acesso em 06 de janeiro de 2013.

Munoz, L. S.; Oliveira, J. P. (2004). Adaptive Web-Based Courseware Development using Metadata Standards and Ontologies. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Nat, M.; Walker, S.; Babcon, L.; Dastbaz, M. (2010). Designing personalisation in LAMS. University of Greenwich.

Neto, Wilson C. B. (2005) “WEB Semântica, Sistemas Adaptativos e Educação a Distância: Propostas e Perspectivas”. Universidade do Planalto Catarinense. Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2005.

Paredes, P.; Rodrigues, P. (2001). Considering Sensing-Intuitive Dimension to Exposition-Exemplification in Adaptive Sequencing. Escuela Técnica Superior de Informática, Madrid, Espanha.

Price, L. (2004). Individual differences in learning: Cognitive control, cognitive style, and learning style. Educational Psychology, 24(5):681–698.

TelEduc. (2013). Disponível em: <http://www.teleduc.org.br/>. Acesso em 06 de janeiro de 2013.

Wu, H. (2002). A reference architeture for adaptive hypermedia applications. University Press Facilities, Eindhoven, the Netherlands.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Daydson H.; DORÇA, Fabiano A.. Em Direção a Uma Abordagem Híbrida para Personalização Automática do Processo de Ensino em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância: Uma Análise Experimental. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 1330-1338.