Banco de Dados na Educação Profissional: um Estudo de Caso à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa

  • João Silvestre Franco IFBA
  • Jorge Costa Leite Junior IFBA

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado na disciplina Banco de Dados, numa turma de um curso técnico em Informática na modalidade integrada. Com o objetivo de investigar os processos de ensino e aprendizagem na disciplina, sob a luz dos pressupostos da teoria da aprendizagem significativa, o estudo abordou as seguintes questões: 1) Como a relação entre hierarquia conceitual e organização do ensino na disciplina e a matriz curricular do curso influenciam elaboração de estratégias subjetivas de aprendizagem? 2) Como as relações com a instituição, o curso, o professor e a turma podem contribuir (ou não) para uma aprendizagem significativa na disciplina? Para isso, como instrumentos de coleta de dados, foram adotados observações diretas e participantes, questionário e entrevista semi-estruturada. Os resultados reforçaram a importância de uma abordagem de ensino recontextualizada para educação profissional e da atenção às relações docente e discente, ao currículo e ao contexto social por uma aprendizagem não-mecânica. Concluiu-se que a organização, os métodos de ensino e os instrumentos de avaliação relacionados devem ser pensados a partir de uma hierarquia conceitual e visando a integração dos componentes curriculares essenciais para a promoção de uma aprendizagem significativa em banco de dados.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, Ensino e Aprendizagem de Banco de Dados, Educação Profissional e Tecnológica, Organização do Ensino de Computação

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Publicado
26/04/2021
FRANCO, João Silvestre; LEITE JUNIOR, Jorge Costa. Banco de Dados na Educação Profissional: um Estudo de Caso à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 23-33. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14468.