Hello World: 17 habilidades para exercitar desde o início da graduação em computação

Resumo


Reconhecendo diferentes desafios do ensino de Computação e conscientes do contexto situado em que atuamos, oferecemos uma disciplina de Introdução à Ciência da Computação, como disciplina curricular obrigatória, no primeiro semestre do nosso curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Nessa disciplina, a ementa, o conteúdo programático e as estratégias didáticas têm o propósito de exercitar 17 habilidades que consideramos essenciais para profissionais da computação (tanto no sentido técnico quanto social e ético), além de situar estudantes na área e no curso escolhidos. Neste artigo, apresentamos a disciplina, as 17 habilidades que ela se propõe a exercitar, nossa estratégia didática, e relatamos os resultados de nossa experiência com a sua aplicação de forma totalmente remota. Com base na observação docente e na opinião discente obtida por meio de um questionário, identificamos que a disciplina foi efetiva em promover o exercício das diferentes habilidades, que ela foi capaz de ampliar o entendimento discente sobre o curso e sobre a responsabilidade profissional, e que o formato remoto apresentou mais vantagens do que desvantagens para a estratégia didática empregada. Os resultados também revelaram aspectos da estratégia didática que foram bem sucedidos e aspectos que ainda precisam ser aprimorados.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Responsabilidade Social, Resolução de Problemas, Introdução à Computação

Referências

Daiane Andrade, Tainã Carvalho, Jayne Silveira, Simone Cavalheiro, Luciana Foss, Ana Marilza Fleischmann, Marilton Aguiar, and Renata Reiser. 2013. Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 1. 169–178.


Tim Bell, Ian H Witten, Mike Fellows, Robyn Adams, and Jane McKenzie. 2011. Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG (2011).


Ted Boren and Judith Ramey. 2000. Thinking aloud: Reconciling theory and practice. IEEE transactions on professional communication 43, 3 (2000), 261–278.


Carlos Rodrigues Brandão. 2017. O que é método Paulo Freire. Brasiliense.


Tim Brown. 2020. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books.


Randy Connolly. 2020. Why computing belongs within the social sciences. Commun. ACM 63, 8 (2020), 54–59.


Richard G Epstein. 1997. The Case of the Killer Robot Stories About the Professional, Ethical, and Societal Dimensions of Computing. (1997).


Bruna Ferreira, Williamson Silva, Edson Oliveira, and Tayana Conte. 2015. Designing Personas with Empathy Map. In International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE), Vol. 152.


Cléuzio Fonseca Filho. 2007. História da computação: O Caminho do Pensamento e da Tecnologia. EDIPUCRS.


Lucia Maria Martins Giraffa and Luana Müller. 2017. Methodology based on flipped classroom and problem solving related to students’ habits: a proposition for teaching programming for beginners. Journal on Computational Thinking (JCThink) 1, 1 (2017), 52–67.


Don Gotterbarn, Keith Miller, and Simon Rogerson. 1997. Software engineering code of ethics. Commun. ACM 40, 11 (1997), 110–118.


Mark Guzdial. 2015. What’s the best way to teach computer science to beginners?


Association for Computing Machinery (ACM) Joint Task Force on Computing Curricula and IEEE Computer Society. 2013. Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA.


Donald E Knuth. 1974. Computer science and its relation to mathematics. The American Mathematical Monthly 81, 4 (1974), 323–343.


Eleandro Maschio Krynski. 2013. Modelagem do processo de aquisição de conhecimento apoiado por ambientes inteligentes. (2013).


Carla Leitão, Cristiano Maciel, Lara Schibelsky Godoy Piccolo, Luciana Salgado, Patricia C de Souza, Raquel Prates, Roberto Pereira, and Vinicius Carvalho Pereira. 2017. Human Values in HCI: a challenge for the GrandIHC-BR. In Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. 1–6.


Bryan W Mattimore. 2012. Idea stormers: How to lead and inspire creative breakthroughs. John Wiley & Sons.


Brent Daniel Mittelstadt, Patrick Allo, Mariarosaria Taddeo, Sandra Wachter, and Luciano Floridi. 2016. The ethics of algorithms: Mapping the debate. Big Data & Society 3, 2 (2016).


Carolina Moreira Oliveira, Roberto Pereira, Ludmilla Galvão, Leticia Peres, and Ermelindo Schultz. 2019. Utilização de Desafios para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Superior: um relato de experiência. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 30. 2005–2014.


Andrey Ricardo Pimentel and Alexandre Ibrahim Direne. 1998. Medidas cognitivas no ensino de Programaçao de Computadores com Sistemas Tutores Inteligentes. Revista Brasileira de Informática na Educaçao (IE) 3 (1998), 17–24.


Clive Thompson. 2019. The secret history of women in coding. The New York Times Magazine 13 (2019).


Bill Tucker. 2012. The flipped classroom. Education next 12, 1 (2012), 82–83.


Marcel Van der Klink, Jo Boon, and Kathleen Schlusmans. 2007. Competências e ensino superior profissional: presente e futuro. Revista Europeia de Formação Profissional 40, 1 (2007), 72–89.


Corrie Van der Lelie. 2006. The value of storyboards in the product design process. Personal and ubiquitous computing 10, 2-3 (2006), 159–162.


Jeannette M Wing. 2006. Computational thinking. Commun. ACM 49, 3 (2006), 33–35.


Avelino Francisco Zorzo, Daltro Nunes, Ecivaldo Matos, Igor Steinmacher, Renata Mendes de Araujo, Ronaldo Correia, and Simone Martins. 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Roberto; PERES, Leticia; SILVA, Fabiano. Hello World: 17 habilidades para exercitar desde o início da graduação em computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 193-203. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14485.