PC-Câmbio: Proposta de Atividade Lúdica e Desplugada Aplicando a Metodologia do Pensamento Computacional

  • Yuri Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Reiser Universidade Federal de Pelotas
  • Placida Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Luciana Foss Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-0473-4111
  • Simone André da Costa Cavalheiro Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-7442-7379
  • Andre Du Bois Universidade Federal de Pelotas
  • Clause Piana UFPel
  • Ana Rita Mazzini Universidade Federal de Pelotas

Resumo


A importância do pensamento computacional (PC) no desenvolvimento de competências consolida-se como um método sistematizado e eficaz, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico formal, multidisciplinar, incremental e aplicável via atividades lúdicas, pelo uso de fundamentos da computação. Este trabalho apresenta o relato de experiência da atividade denominada Aprendizagem de Trocas e Câmbios via Pensamento Computacional (PCCâmbio). A proposta PC-Câmbio está estruturada em três tarefas a serem desenvolvidas de forma lúdica e desplugada, visando promover aprendizagem na educação básica através da metodologia do PC. Em seu desenvolvimento, focou-se no uso de ações de câmbio para explorar habilidades do PC como abstração e decomposição, relacionadas principalmente a ambas as estratégias de lidar com operadores aritméticos e algébricos envolvendo números e expressões numéricas, sendo estas associadas a algoritmos de reconhecimento de padrões. Sua aplicação ocorreu em turma de 26 alunos do 4o ano do ensino fundamental. E sua avaliação buscou quantificar ganhos/perdas, considerando duas abordagens: (i) avaliação baseada em testes aplicados após término de cada uma das três tarefas, incluindo as observações coletadas pelos agentes aplicadores; e (ii) a partir da discussão de resultados sobre pré e pós testes envolvendo conteúdos relevantes do currículo de escolas municipais do 4o ano do ensino fundamental. Neste contexto, a atividade PC-Câmbio contribui para qualificação da aprendizagem de alunos desde as séries iniciais frente às demandas de inovações tecnológicas, com suporte nos fundamentos da ciência da computação.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Abstração e Representação de Dados, Reconhecimento de Padrões, Aprendizagem no Ensino Básico

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Publicado
26/04/2021
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ROSA, Yuri; REISER, Renata; OLIVEIRA, Placida; FOSS, Luciana; CAVALHEIRO, Simone André da Costa; DU BOIS, Andre; PIANA, Clause; MAZZINI, Ana Rita. PC-Câmbio: Proposta de Atividade Lúdica e Desplugada Aplicando a Metodologia do Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 227-236. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14489.