Por que estimular a Aprendizagem Significativa no ensino de Programação Orientada a Objetos?

Resumo


Este artigo apresenta uma análise crítico-reflexiva sobre a adoção da teoria da Aprendizagem Significativa no ensino-aprendizagem de Programação Orientada a Objetos. Este texto apresenta a visão dos autores de como a teoria de David Ausubel pode ser aplicada com resultados positivos no processo de construção do conhecimento, em especial no ensino de Programação Orientada a Objetos através de práticas e recursos que possam trazer mais significado ao aluno, como por exemplo, o uso Computação Física e Concreteness Fading.
Palavras-chave: Ensino de programação, Aprendizagem Significativa, Abstração

Referências

Anfurrutia, F. I. et al. (2016). Incorporating educational robots and visual programming environments in introductory programming courses. In 2016 International Symposium on Computers in Education (SIIE) (pp. 1 4). IEEE. DOI: 10.1109/SIIE.2016.7751835.


Astolfi, G., Junior, D. L. (2015). Investigação sobre conhecimentos prévios de alunos do curso Técnico em Informática a partir da aplicação de organizadores prévios. Aprendizagem Significativa. In Revista/Meaningful Learning Review, pp. 15-28.


Astolfi, G., Junior, D. L. (2016). Ensino de linguagem de programação com ênfase na aprendizagem significativa. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (pp. 111-120). SBC. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/wei.2016.9654.


Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 1.


Butler, M., e Morgan, M. (2007). Learning challenges faced by novice programming students studying high level and low feedback concepts. Proceedings ascilite Singapore, (99-107).


Bruner, J. S. (1966). Toward a theory of instruction. Cambridge, MA: Belknap Press of Harvard University Press.


Darroz, L. M. (2018). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. Revista Espaço Pedagógico, 25(2), 576-580. DOI: http://dx.doi.org/10.5335/rep.v25i2.8180


Fyfe, E. R., McNeil, N. M., Son, J. Y., e Goldstone, R. L. (2014). Concreteness fading in mathematics and science instruction: A systematic review. Educational psychology review, 26(1), 9-25. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10648-014-9249-3


Gentner, D., e Smith, L. A. (2013). Analogical learning and reasoning. Oxford University Press. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/oxfordhb/9780195376746.013.0042


Giraffa, L. M., Moraes, M. C., e Uden, L. (2014). Teaching object-oriented programming in first-year undergraduate courses supported by virtual classrooms. In The 2nd International Workshop on Learning Technology for Education in Cloud (pp. 15-26). Springer, Dordrecht. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-94-007-7308-0_2.


Hadar, I. (2013). When intuition and logic clash: The case of the object-oriented paradigm. Science of Computer Programming, 78(9), 1407-1426. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.scico.2012.10.006.


Jaakkola, T., e Veermans, K. (2020). Learning electric circuit principles in a simulation environment with a single representation versus “concreteness fading” through multiple representations. Computers & Education, 148. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.103811.


Jang, Y.; Lee, W.; Kim, J. (2015). Assessing the usefulness of object based programming education using Arduino. Indian Journal of Science and Technology, 8(S1), 89 96. DOI: 10.17485/ijst/2015/v8iS1/57701.


Kafai, Y. B., Lee, E., Searle, K., Fields, D., Kaplan, E., e Lui, D. (2014). A crafts-oriented approach to computing in high school: Introducing computational concepts, practices, and perspectives with electronic textiles. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 14(1), 1-20. DOI: http://dx.doi.org/10.1145/2576874.


Moreira, M. A. (2003). Linguagem e aprendizagem significativa. In Conferência de encerramento do IV Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Maragogi, AL, Brasil (Vol. 8).


Moreira, M. A. (2006). Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica (Meaningful learning: from the classical to the critical view). In Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Madrid, Espanha.


Moreira, M. A. (2010). O que é afinal aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT.


Novak, J. D. e Gowin, D. B. (1995). Aprendendo a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.


Novak, J. D. (2002). Meaningful learning: The essential factor for conceptual change In limited or inappropriate propositional hierarchies leading to empowerment of learners. Science education, 86(4), 548-571.


Pimentel, E., Omar, N. (2008). Ensino de algoritmos baseado na aprendizagem significativa utilizando o ambiente de avaliação Netedu. SBC, 79.


Przybylla, M.; Henning, F.; Schreiber, C.; Romeike, R. (2017). Teachers’ Expectations and Experience in Physical Computing. In International Conference on Informatics in Schools: Situati on, Evolution, and Perspectives (pp. 49 61). Springer, Cham. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-71483-7_5.


Przybylla, M. (2018). From embedded systems to physical computing: Challenges of the “digital world” in secondary computer science education. Tese de doutorado. Universität Potsdam, Postdam, Alemanha.


Perlman, R. (1974). TORTIS (Toddler's Own Recursive Turtle Interpreter System). Massachusetts Institute of Technology, LOGO-9, v. 11, 1974.


Qiu, K., Buechley, L., Baafi, E., e Dubow, W. (2013). A curriculum for teaching computer science through computational textiles. In Proceedings of the 12th international conference on interaction design and children (pp. 20-27). DOI: http://dx.doi.org/10.1145/2485760.2485787.


Stankovic, J. A. et al. (2005). Opportunities and obligations for physical computing systems. Computer, 38(11), 23 31. DOI: 10.1109/MC.2005.386.


Suh, S., Lee, M., e Law, E. (2020). How do we design for concreteness fading? survey, general framework, and design dimensions. In Proceedings of the Interaction Design and Children Conference (pp. 581-588).


Suh, S., Lee, M., e Xia, G. (2020). Coding strip: A pedagogical tool for teaching and learning programming concepts through comics. In 2020 IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing (VL/HCC) (pp. 1-10). IEEE.


Trory, A., Howland, K., & Good, J. (2018, June). Designing for concreteness fading in primary computing. In Proceedings of the 17th ACM Conference on Interaction Design and Children (pp. 278-288). DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3202185.3202748.


Wrenn, J., e Krishnamurthi, S. (2019, July). Executable examples for programming problem comprehension. In Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research (pp. 131-139). DOI: http://dx.doi.org/10.1145/3291279.3339416.


Xinogalos, S. (2015). Object-oriented design and programming: an investigation of novices’ conceptions on objects and classes. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 15(3), 1-21. DOI: http://dx.doi.org/10.1145/2700519.


Zanetti, H., e Oliveira, C. (2015). Práticas de ensino de programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 4, No. 1, p. 1236). DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1236.


Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ZANETTI, Humberto A. P.; BORGES, Marcos A. F.. Por que estimular a Aprendizagem Significativa no ensino de Programação Orientada a Objetos?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 290-295. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14496.