Scripts de Instalação de uma Rede Blockchain como Recurso Didático para Metodologias Ativas no Ensino de Computação

Resumo


Neste trabalho é proposto Scripts de instalação de uma Rede Blockchain como recurso didático para o uso de metodologias ativas de aprendizagem com práticas hands-on no ensino de computação. O problema inicial proposto consiste na criação e instalação de uma rede blockchain privada. A intenção é disponibilizar um recurso didático que apoie as práticas no ensino de computação em relação a blockchain e as disciplinas que utilizem conceitos relacionados a essa tecnologia. Neste intuito, elaborou-se um script para a criação e configuração de uma rede blockchain, que juntamente com um roteiro de orientação compõem o material didático utilizado para introduzir os conceitos e fundamentos da tecnologia blockchain ao mesmo tempo que pode ser utilizado para demonstrar a criação e instalação real de uma rede. Este material pode ser facilmente adaptado para estimular os estudos além da tecnologia Blockchain, por exemplo, pode ser adaptado para as disciplinas de Introdução à Computação, Introdução à Programação, Algoritmos e Programação, Sistemas Operacionais, Banco de Dados, Redes de Computadores, Segurança em Tecnologia da Informação entre outras.
Palavras-chave: Blockchain, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Script

Referências

Tesnim Abdellatif e Kei-Léo Brousmiche. 2018. Formal verification of smart contracts based on users and blockchain behaviors models. In 2018 9th IFIP International Conference on New Technologies, Mobility and Security (NTMS). IEEE, 1–5.


Andreas M Antonopoulos. 2014. Mastering Bitcoin: unlocking digital cryptocurrencies. "O’Reilly Media, Inc.".


Eduardo Fernandes Barbosa and Dácio Guimarães de Moura. 2013. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac 39, 2 (2013), 48–67.


William N Bender. 2012. Project-based learning: Differentiating instruction for the 21st century. Corwin Press.


Bertony Bornelus, Hongmei Chi, and Hossain Shahriar. 2019. A Novel Framework to Teach Hands-on Laboratory Exercises in Blockchains. (2019).


Jiin-Chiou Cheng, Narn-Yih Lee, Chien Chi, and Yi-Hua Chen. 2018. Blockchain and smart contract for digital certificate. In 2018 IEEE international conference on applied system invention (ICASI). IEEE, 1046–1051.


Daniel G Costa. 2010. Administração de redes com scripts: Bash Script, Python e VBScript. Brasport.


Antonio Sávio da Silva Pinto, Marcilene Rodrigues Pereira Bueno, Maria Aparecida Félix do Amaral, Milena Zampieri Sellmann, Sônia Maria Ferreira Koehler, et al. 2012. Inovação Didática-Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, 9, 15 (2012).


Edna de Almeida Rodrigues and Adriana Maria Procópio de Araújo. 2007. O ensino da contabilidade: aplicação do método PBL nas disciplinas de contabilidade em uma instituição de ensino superior particular. Revista de Educação 10, 10 (2007).


Wenliang Du. 2011. SEED: hands-on lab exercises for computer security education. IEEE Security & Privacy 9, 5 (2011), 70–73.


Luiz Otávio Ramos Gavaza, Laıs do Nascimento Salvador, and David Moises Barreto dos Santos. 2017. Uma experiência de aplicação de uma abordagem baseada em problemas no ensino de teoria da computação em sala de aula tradicional. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.


Marco Iansiti and Karim R Lakhani. 2017. The truth about blockchain. Harvard Business Review 95, 1 (2017), 118–127.


Paola YB Ogawa Letouze, Patrick Letouze, JIM de Souza Junior, Bruna Laisy C Everton, Denise S Araujo, and Gentil Veloso Barbosa. 2020. Court-Ordered Government Debt Payment in Brazil: Perspectives for Blockchain Technology. International Journal of Social Science and Humanity 10, 4 (2020).


Xiuping Lin. 2017. Semi-centralized Blockchain Smart Contracts: Centralized Verification and Smart Computing under Chains in the Ethereum Blockchain.


Department of Information Engineering, National Taiwan University, Taiwan, ROC (2017).


Satoshi Nakamoto and A Bitcoin. 2008. A peer-to-peer electronic cash system. Bitcoin.–URL: https://bitcoin. org/bitcoin. pdf (2008).


Solomon Negash and Dominic Thomas. 2019. Teaching Blockchain for Business. In 2019 IEEE Canadian Conference of Electrical and Computer Engineering (CCECE). IEEE, 1–4.


Benedikt Notheisen, Jacob Benjamin Cholewa, and Arun Prasad Shanmugam.2017. Trading real-world assets on blockchain. Business & Information Systems Engineering 59, 6 (2017), 425–440.


Eduardo Oliveira and Angilberto Freitas. 2020. Os porquês da tecnologia blockchain ainda não ter sido popularizada: um ensaio teórico. Revista Gestão & Tecnologia 20, 1 (2020), 332–343.


Michael Orey. 2010. Emerging perspectives on learning, teaching and technology. CreateSpace North Charleston.


A Ravishankar Rao and Riddhi Dave. 2019. Developing hands-on laboratory exercises for teaching STEM students the internet-of-things, cloud computing and blockchain applications. In 2019 IEEE Integrated STEM Education Conference (ISEC). IEEE, 191–198.


Henrique Martins Rocha and Washington de Macedo LEMOS. 2014. Metodologias ativas: do que estamos falando? Base conceitual e relato de pesquisa em andamento. IX Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Comunicação. Resende, Brazil: Associação Educacional Dom Boston 12 (2014).


John R Savery. 2015. Overview of problem-based learning: Definitions and distinctions. Essential readings in problem-based learning: Exploring and extending the legacy of Howard S. Barrows 9 (2015), 5–15.


Célia Maria Piva Cabral Senna and Graziela Miê Peres Lopes. [n.d.]. Aprendizagem baseada em projetos como forma de inclusão. ([n. d.]).


Elianny Sousa Silva, Brenda Jamille Costa Dias, João Lucas Moraes Souza, and Mariana Souza de Lima. 2019. Aprendizagem baseada em problema aplicada no ensino de urgência e emergência na enfermagem: um relato de experiência/Learning based on a problem applied in emergency and nursing education in nursing: an experience report. Brazilian Journal of Health Review 2, 4 (2019), 2525–2529.


José Itamar Souza Junior, Denise Sampaio de Araujo, Gentil Veloso, and Patrick Letouze. 2019. An international accreditation system for healthcare professionals based on blockchain. International Journal of Information and Education Technology 9, 7 (2019), 462–469.


Brasil. Tribunal de Contas da União. 2020. Levantamento da tecnologia blockchain. (2020). https://portal.tcu.gov.br/levantamento-da-tecnologia-blockchain.htm
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MELO, Flavio; CAVALCANTE, Carlos Alves; LETOUZE, Patrick. Scripts de Instalação de uma Rede Blockchain como Recurso Didático para Metodologias Ativas no Ensino de Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 305-315. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14498.