Laboratório Digital à Distância: Percepções de Docentes e Discentes

Resumo


O período corrente de isolamento social, adotado como medida para conter a pandemia do COVID-19, deixou aparente a necessidade de repensar métodos e técnicas de ensino, visando assegurar o aprendizado tanto teórico quanto prático dos discentes num momento em que o aprendizado presencial está inviabilizado. Este artigo apresenta a percepção docente e discente, que foram obtidas através de questionários realizados em workshops com os mesmos, de um oferecimento à distância de uma disciplina de laboratório de eletrônica digital em andamento. O oferecimento da disciplina é viabilizado por meio de uma infraestrutura desenvolvida utilizando conceitos de Internet das Coisas, permitindo o oferecimento de uma disciplina prática e respeitando as regras impostas de distanciamento social. Os resultados favoráveis obtidos até o momento foram possíveis através de um trabalho conjunto entre professores, monitores, técnicos e alunos.
Palavras-chave: laboratório de eletrônica digital, laboratório remoto, fpga

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Publicado
26/04/2021
ALMEIDA, Felipe; HAYASHI, Victor Takashi; ARAKAKI, Reginaldo; MIDORIKAWA, Edson; CUGNASCA, Paulo Sérgio; CANOVAS, Sergio. Laboratório Digital à Distância: Percepções de Docentes e Discentes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 316-325. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14499.