Laboratório Digital à Distância: Percepções de Docentes e Discentes

Resumo


O período corrente de isolamento social, adotado como medida para conter a pandemia do COVID-19, deixou aparente a necessidade de repensar métodos e técnicas de ensino, visando assegurar o aprendizado tanto teórico quanto prático dos discentes num momento em que o aprendizado presencial está inviabilizado. Este artigo apresenta a percepção docente e discente, que foram obtidas através de questionários realizados em workshops com os mesmos, de um oferecimento à distância de uma disciplina de laboratório de eletrônica digital em andamento. O oferecimento da disciplina é viabilizado por meio de uma infraestrutura desenvolvida utilizando conceitos de Internet das Coisas, permitindo o oferecimento de uma disciplina prática e respeitando as regras impostas de distanciamento social. Os resultados favoráveis obtidos até o momento foram possíveis através de um trabalho conjunto entre professores, monitores, técnicos e alunos.
Palavras-chave: laboratório de eletrônica digital, laboratório remoto, fpga

Referências

Daniela Melaré Vieira Barros. 2009. Estilos de uso do espaço virtual: Como se aprende e se ensina no virtual? Revista Inter-ação (2009), 51–74.


Blynk. 2020. Blynk. https://blynk.io/. Acesso em: 10 de julho de 2020.


JA Del Alamo. 2007. MIT iLabs: Towards a community of internet accessible laboratories. In International conference on remote engineering and virtual instrumentation.


Jinalkumar Doshi, Pratiksha Patil, Zalak Dave, Ganesh Gore, Jonathan Joshi, Reena Sonkusare, and Surendra Rathod. 2015. Implementing a cloud based xilinx ise fpga design platform for integrated remote labs. In 2015 International Conference on Advances in Computing, Communications and Informatics (ICACCI). IEEE, 533–537.


Intel. 2020. Altera DE0 FPGA Board. https://www.intel.com/content/www/us/en/programmable/solutions/partners/partner-profile/terasic-inc-/board/alterade0-board.html. Acesso em: 10 de julho de 2020.


Jasveer Singh T Jethra, Sachin B Patkar, and Shamik Datta. 2014. Remote triggered fpga based automated system. In 2014 11th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV). IEEE, 309–314.


David Lowe, Steve Murray, Euan Lindsay, and Dikai Liu. 2009. Evolving remote laboratory architectures to leverage emerging internet technologies. IEEE Transactions on learning technologies 2, 4 (2009), 289–294.


Abd El-Rahman Mohsen, Mohamed Youssef GadAlrab, Zeina elhaya Mahmoud, Gameel Alshaer, Mahmoud Asy, and Hassan Mostafa. 2019. Remote FPGA Lab


For ZYNQ and Virtex-7 Kits. In 2019 IEEE 62nd International Midwest Symposium on Circuits and Systems (MWSCAS). IEEE, 185–188.


F. Morgan, S. Cawley, M. Kane, A. Coffey, and F. Callaly. 2014. Remote FPGA Lab applications, interactive timing diagrams and assessment. In 25th IET Irish Signals Systems Conference 2014 and 2014 China-Ireland International Conference on Information and Communications Technologies (ISSC 2014/CIICT 2014). 221–226.


Oeit. 2020. iLabs. http://icampus.mit.edu/projects/ilabs/. Acesso em: 30 de julho de 2020.


Andrea Schwandt and Marco Winzker. 2019. Make it open-Improving usability and availability of an FPGA remote lab. In 2019 IEEE Global Engineering Education


Conference (EDUCON). IEEE, 232–236.


James Trevelyan. 2004. Lessons learned from 10 years experience with remote laboratories. In International Conference on Engineering Education and Research, Vol. 11. 2007.


Marco Winzker, Roberto Kiessling, Andrea Schwandt, Carlos Sosa Paez, and Shatha Abu Shanab. 2018. Teaching across the ocean with video lectures and remote-lab. In 2018 IEEE World Engineering Education Conference (EDUNINE). IEEE, 1–4.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Felipe; HAYASHI, Victor Takashi; ARAKAKI, Reginaldo; MIDORIKAWA, Edson; CUGNASCA, Paulo Sérgio; CANOVAS, Sergio. Laboratório Digital à Distância: Percepções de Docentes e Discentes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 316-325. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14499.