Avaliação do League of Class: uma plataforma de gamificação estrutural inspirada em League of Legends

Resumo


Este artigo trata da construção e validação prototípica da plataforma gamificada denominada League of Class, inspirada no MOBA League of Legends (LoL). A proposta de gamificação permite o cumprimento de missões na submissão de atividades e de desafios em batalha 1x1 de pergunta-resposta. Na estrutura da construção do sistema foi utilizado o framework 5W2H e princípios do Modelo ARCS de design motivacional. Utilizando a ferramenta Instructional Materials Motivational Scale (IMMS), as avaliações iniciais de sua versão em protótipo (paper prototype), realizada com professores da área de computação, apontaram uma boa recepção ao sistema e suas funções de gerenciamento envolvendo metas, regras e desempenhos.
Palavras-chave: gamificação, design motivacional, framework 5W2H, ARCS

Referências

Flora Alves. 2015.Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. DVS editora.


Weverson Ribeiro Alves et al.2018. Uma Proposta de Ensino de Matemática: O Uso do Game Dota 2 como Ferramenta Pedagógica Matemática. (2018).


Inês Araújo and Ana Amélia Carvalho. 2017. Capacitar professores para o uso da gamificação. Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED–III Encontro Internacional(2017), 264–269.


Rafaela Caetano. 2019.ESPN. A gente explica e você vira fã: O que são osmobas?http://www.espn.com.br/infografico/a-gente-explica-e-voce-vira-fa-o-que-sao-os-mobas/


Gustavo Chiminazzo and Victor Marques. 2020. ISTOÉ DINHEIRO: E-sports não é (mais) brincadeira. https://www.istoedinheiro.com.br/e-sports-nao-e-mais-brincadeira/


Gabriel Conejo, Isabela Gasparini, and Marcelo da Silva Hounsell. 2019. Detalhando a Motivação em um Processo de Gamificação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 8. 1114.


Andreza Regina Lopes da Silva, Araci Hack Catapan, Cláudio Henrique da Silva, Eliseo Berni Reategui, Fernando José Spanhol, Ildo Francisco Golfetto, Juliana Bor-dinhão Diana, Lynn Rosalina Gama Alves, Luciane Maria Fadel, Luís H Lindner, et al. 2014. Gamificação na educação. Pimenta Cultural.


Merhi Daychoum. 2018. 40+ 20 ferramentas e técnicas de gerenciamento. Brasport.


Christo Dichev and Darina Dicheva. 2017. Gamifying education: what is known, what is believed and what remains uncertain: a critical review. International journal of educational technology in higher education14, 1 (2017), 9.


Elydio dos Santos Neto and Edgar Silveira Franco. 2010. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do COGEIME19, 36 (2010), 9–25.


Amanda Haiduk and Jean Carlos Hennrichs. 2018. CALL OF CODE: UMA PLATAFORMA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, AMBIENTADA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Seminário de Iniciação Científica, Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e Mostra Universitária (2018).


Jean Carlos Hennrichs and Amanda Haiduk. 2020. CALL OF CODE: UMA PLATAFORMA DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, INTERDISCIPLINAR E AMBIENTADA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (2020), e25893–e25893.


Karl M Kapp. 2012. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons.


Karl M Kapp, L Blair, and R Mesch. 2014. The gamification of learning and instruction: Ideas into Practice.


John M Keller. 2009.Motivational design for learning and performance: The ARCS model approach. Springer Science & Business Media.


John M Keller. 2010. Five fundamental requirements for motivation and volitionin technology-assisted distributed learning environments. Revista Inter Ação 35,2 (2010), 305–322.


Ana Carolina Tomé Klock, Isabela Gasparini, and Marcelo Soares Pimenta. 2016. 5W2H Framework: a guide to design, develop and evaluate the user-centered gamification. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factorsin Computing Systems. 1–10.


Rosilene Agapito Llarena, Emeide Nóbrega Duarte, and Suzana De Lucena Lira. 2016. A Arquitetura Da Informação à luz da teoria de Piaget: uma possibilidade epistemológica para a gestão do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento 6, 1 (2016), 36–52.


A Marczewski. 2013. A player type framework for gamification design. URL:https://www.gamified.uk/user-types/(2013).


Andrzej Marczewski. 2015. Even Ninja Monkeys like to play. Create Space Indep. Publish Platform, Charleston, Chapter User Types (2015), 69–84.


José Arnaldo Barra Montevechi, Fabiano Leal, Rafael de Carvalho Miranda, and Tábata Fernandes Pereira. 2013. Interactive learning of modeling and discrete-events simulation through Lego®parts. In2013 Winter Simulations Conference (WSC). IEEE, 3556–3567.


Alberto Mora, Daniel Riera, Carina González, and Joan Arnedo-Moreno. 2017. Gamification: a systematic review of design frameworks. Journal of Computingin Higher Education29, 3 (2017), 516–548.


Marçal Mora-Cantallops and Miguel-Ángel Sicilia. 2018. MOBA games: A literature review. Entertainment computing26 (2018), 128–138.


Andre Nunes, Isabela Gasparini, and Marcelo da Silva Hounsell. [n.d.]. Gamificação de um sistema de Acompanhamento Diário de Dependentes Químicos. ([n. d.]).


Rita Orji, Gustavo F Tondello, and Lennart E Nacke. 2018. Personalizing persuasive strategies in gameful systems to gamification user types. In Proceedings ofthe 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 1–14.


Marcela Pessoa, David Fernandes, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Elaine Oliveira, Walter Nakamura, and Tayana Conte. 2019. CodePlay: Uma Plataforma de Gamificação baseada em Jogos de RPG Multiplayer. In Brazilian Symposiumon Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE),Vol. 30. 843.


Armando M Toda, Wilk Oliveira dos Santos, Ana CT Klock, Isabela Gasparini, Ig Ibert Bittencourt, and Seiji Isotani. 2018. Frameworks para o planejamento da gamificação em contextos educacionais: uma revisão da literatura nacional. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação16, 2 (2018), 505–514.


Kevin Werbach and Dan Hunter. 2012. For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ASSUNÇÃO, Rebeca Veiga; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. Avaliação do League of Class: uma plataforma de gamificação estrutural inspirada em League of Legends. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 334-342. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14501.