WebJuvia: Simulador Web de Apoio ao Ensino de Gerência de Memória na Disciplina de Sistemas Operacionais

  • Evander Oliveira Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Warley Muricy Valente Junior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • João Victor Costa Carmona Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo


Durante o processo de ensino dos fundamentos e conceitos da disciplina de SO (Sistemas Operacionais), há uma série de dificuldades relacionadas a observação e análise dos eventos computacionais. Consequentemente o tipo de conteúdo utilizado nas aulas desta disciplina são, na maioria das vezes, teóricos, podendo comprometer o processo de aprendizado dos estudantes. Em contrapartida, o desenvolvimento de novos métodos de ensino mostram a importância da quebra do paradigma do ensino tradicional, trazendo para o ambiente educacional novas técnicas e ferramentas que visam auxiliar o processo ensino-aprendizagem. Partindo dessa premissa, o WebJuvia é uma aplicação web educativa desenvolvida com o propósito de simular o funcionamento dos principais algoritmos de alocação dinâmica de memória através de uma representação gráfica e interativa. A partir de uma pesquisa feita com vários discentes de cursos de graduação na área da computação, foi possível obter uma análise de suas experiências com a utilização de softwares educativos na disciplina de SO. Uma comparação qualitativa foi realizada comparando o WebJuvia com as demais ferramentas relacionadas a temática, o que revelou ser uma solução promissora de apoio ao ensino do tópico de alocação de memória.
Palavras-chave: Sistemas Operacionais, Ensino-Aprendizagem, Simulador Web, Gerência de Memória

Referências

Simone Barbosa and Bruno Silva. 2010. Interação humano-computador. Vol. 1. Elsevier Brasil.


Howard S Barrows, Robyn M Tamblyn, et al. 1980. Problem-based learning: An approach to medical education. Vol. 1. Springer Publishing Company.


Jonathan Bergmann and Aaron Sams. 2012. How the flipped classroom is radically transforming learning. The Daily Riff 2012 (2012), 1–3.


Tiago Davi Neves de Sousa and Cleyton Caetano de Souza. 2012. VM Simulator: Uma proposta de simulador para apoiar o ensino e a aprendizagem de Gerência de Memória Virtual. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 1.


Renê NS Gadelha, Ryan Ribeiro de Azevedo, Hilário TA de Oliveira, Tiago D Neves, Cleyton C Souza, and Edilson Leite da Silva. 2010. OS Simulator: Um Simulador de Sistema de Arquivos para Apoiar o Ensino/Aprendizagem de Sistemas Operacionais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 1.


Alexandre Grotta and Edmir PV Prado. 2018. Um ensaio sobre a experiência educacional na programação de computadores: a abordagem tradicional versus a aprendizagem baseada em projetos. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.


Emily Yuriko Kioki, Patrick Piazza Santiago, and Afonso Celso Soares. 2008. Um simulador didático como ferramenta de apoio ao ensino da disciplina de sistemas operacionais. INICIA 37 (2008), 40.


Francis Berenger Machado and Luiz Paulo Maia. 2004. Arquitetura de sistemas operacionais. Vol. 4. LTC.


Luiz Paulo Maia. 2001. Sosim: Simulador para o ensino de sistemas operacionais. Rio de Janeiro (2001).


Luiz Paulo MAIA and Francis Berenger MACHADO. 2007. Arquitetura de Sistemas Operacionais.


Lucinéia Souza Maia, Marcelo Augusto Santos Turine, Hércules da Costa Sandim, and Débora Maria Barroso Paiva. 2010. Um modelo para o Desenvolvimento de Aplicações Web Acessíveis. In Anais Principais do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. SBC, 235–242.


R Ontko. 2001. MOSS memory management simulator user guide. Retrieved June 22 (2001), 2010. http://www.ontko.com/moss/memory/user_guide.htm


Ana Lorena Nascimento PAIVA and Ronaldo BISPO. 2017. Emojis, as emoções representadas graficamente no ciberespaço. In Intercom-XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste.


Universitário Campo Limpo Paulista, Luiz Felipe dos Santos Freitas, and Marcelo de Paiva Guimarães. 2018. SigemVR: Um Simulador Imersivo e Interativo de Gerência de Memória. (2018).


FABRÍCIO PEREIRA REIS. 2009. TBC-SO/WEB: SOFTWARE EDUCATIVO PARA APRENDIZAGEM DE GERÊNCIA DE PROCESSOS E DE GERÊNCIA DE MEMÓRIA EM SISTEMAS OPERACIONAIS. Ph.D. Dissertation. Universidade Federal de Lavras.


Thiago Pirola Ribeiro, Rafael Lucas Bernardes Lima, and Edgard Araujo Lobo. 2014. Simuladores de Gerência de Memória e Processador para Auxílio às Aulas Teóricas de Sistemas Operacionais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 25. 1028.


Andrew S Tanenbaum and Herbert Bos. 2015. Modern operating systems. Vol. 4. Pearson Education.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Evander Oliveira; VALENTE JUNIOR, Warley Muricy; CARMONA, João Victor Costa. WebJuvia: Simulador Web de Apoio ao Ensino de Gerência de Memória na Disciplina de Sistemas Operacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 343-351. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14502.