Apoiando a Revisão por Pares no Ensino Remoto de Modelagem de Software

  • Romualdo Costa UFAM
  • Alberto Castro Júnior UFAM
  • Bruno Gadelha Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Técnicas de aprendizagem colaborativa, como a revisão por pares, fornecem aos alunos a oportunidade de trocar experiências que podem ajudá-los a alcançar melhores resultados, desenvolvendo habilidades críticas e autocríticas durante o aprendizado. Porém, o uso de qualquer uma dessas técnicas na modalidade de ensino remoto foi um dos desafios atuais em meio à pandemia introduzida pelo novo coronavírus. Nesse cenário, este artigo apresenta uma ferramenta para a mediação tecnológica da técnica de Revisão por Pares em contexto de ensino remoto. Para avaliar a Model2Review, realizamos um estudo de caso em um curso de Engenharia de Requisitos e Análise de Sistemas realizado em contexto remoto. Durante o estudo, os alunos usaram a Model2Review para revisar os diagramas de classe da UML por pares e responderam a um questionário para avaliar a ferramenta de acordo com três construtos: utilidade percebida; facilidade de uso percebida; e intenção de uso percebida. Como resultado, obtivemos a percepção dos alunos em relação à ferramenta e algumas melhorias a fim de proporcionar uma maior facilidade de uso. Para além da percepção dos alunos, o estudo permitiu-nos observar a ferramenta do ponto de vista pedagógico, uma vez que conseguiu proporcionar a colaboração em contexto remoto, permitindo todas as fases da Revisão por Pares, promovendo assim o engajamento da turma. Também discutimos a adequação da ferramenta em outras disciplinas de modelagem e também em outras disciplinas básicas.
Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa, Revisão por Pares, Ensino de Engenharia de Software, Modelagem de Sistemas

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Publicado
26/04/2021
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COSTA, Romualdo; CASTRO JÚNIOR, Alberto; GADELHA, Bruno. Apoiando a Revisão por Pares no Ensino Remoto de Modelagem de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 352-361. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14503.