Estudantes com Deficiência Visual em Computação: participação, perspectivas e desafios enfrentados

  • Lais Farias Alves Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Larissa Rocha Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Cláudia Pinto Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana http://orcid.org/0000-0002-2552-2089
  • Ivan Machado Universidade Federal da Bahia
  • Windson Viana Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-8627-0823
  • Nailton Almeida Junior Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo


Políticas públicas e mudanças institucionais nas últimas décadas foram fundamentais para o aumento do número de estudantes com deficiência visual (EDV) no ensino superior, sendo esse aumento também observado para os cursos de Computação. Neste contexto, o presente trabalho apresenta o perfil dos EDV que ingressam nesses cursos, suas percepções do ensino de conteúdos voltados para acessibilidade e tecnologia assistiva (TA) e quais os tipos de acessibilidade que ainda necessitam ser mais presentes para promovera inclusão desses estudantes. A partir de um survey com 45 EDV no Brasil, percebeu-se que (i) 68,9% dos estudantes ingressantes tiveram contato anterior com cursos de informática; (ii) ainda há um déficit no ensino de conteúdos relacionados à acessibilidade e à TA, e (iii) especialmente, as acessibilidades Instrumental, Atitudinal e Metodológica precisam estar mais presentes no ambiente acadêmico.

Palavras-chave: Educação em computação, Brasil, Inclusão, Deficiência visual, Acessibilidade

Referências

Ivone Braga Albino. 2010. Acesso e permanência na universidade federal do rio grande do Norte sob o ponto de vista do docente e do estudante com deficiência Natal-RN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14402 PPGED - Mestrado em Educação (Dissertação de Mestrado).

María Julia Blas, María Fernanda Golobisky, Marta Castellaro, and Diego Alejandro García Lozano. 2018. Accessibility at the University: An Experience on How Teaching Programming to Blind Students. In 2018 XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO). IEEE, 165–172.

Ana Paula Silva Cantarelli Branco. 2015. Análise das condições de acessibilidade no ensino superior: um estudo com pós-graduandos Bauru. Biblioteca Virtual de Saúde (VETTESES), 164–164.

Brasil. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. 2004. Lei nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004.Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm

Brasil. 2015. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Robert G Brookshire. 2006. Teaching uml database modeling to visually impaired students. Issues in Information Systems 7, 1, 98–101.

Dino Capovilla, Andreas Mühling, and Peter Hubwieser. 2015. How learning styles in CS can foster inclusion of visually impaired students. In 2015 International Conference on Learning and Teaching in Computing and Engineering. IEEE, 187–192.

Denise Molon Castanho and Soraia Napoleão Freitas. 2006. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial 27, 85–92.

IBGE Censo. 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em Out. 19, 2020.

Ana Paula Camilo Ciantelli and Lúcia Pereira Leite. 2016. Ações exercidas pelos núcleos de acessibilidade nas universidades federais brasileiras. Revista brasileira de educação especial 22, 413–428.

Priscila Moreira Corrêa. 2014. Acessibilidade no ensino superior: instrumento para avaliação, satisfação dos alunos com deficiência e percepção de coordenadores de cursos. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 451–451.

Wesley Pereira da Silva, Gerson de Souza Mól, and Ramon de Oliveira Santana. 2020. O uso da ferramenta formulários do Google para pesquisas com pessoas com deficiência visual. Revista Pesquisa Qualitativa 8, 17, 221–235.

Maria Luísa Guillaumon Emmel, Gabriela Gomes, and Juliana Pedroso Bauab. 2010. Universidade com acessibilidade: eliminando barreiras e promovendo a inclusão em uma universidade pública brasileira. Rev. bras. ciênc. saúde, 7–20.

PD Fernandes and VRM Souza. 2012. Acessibilidade e Ensino Superior: Estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe. Scientia Plena 8, 10.

Joan M Francioni and Ann C Smith. 2002. Computer science accessibility for students with visual disabilities. In Proceedings of the 33rd SIGCSE technical symposium on Computer science education. 91–95.

Raquel Araújo Bonfim Garcia, Ana Paula Siltrão Bacarin, and Nilza Sanches Tessaro Leonardo. 2018. Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional 22, 33–40.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP. 2019. Resumo Técnico: Censo da Educação Superior 2018.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP. 2020. Resumo Técnico: Censo da Educação Superior 2019.

Dionísia Aparecida Cusin Lamônica, Pedro Araújo-Filho, Simone Berriel Joaquim Simomelli, Vera Lygia Santos Butignoli Caetano, Márcia Regina Rodrigues Regina, and Denise Maria Regiani. 2008. Acessibilidade em ambiente universitário: identificação de barreiras arquitetônicas no campus da USP de Bauru. Revista Brasileira de Educação Especial 14, 177–188.

Leandro Luque, Leônidas O Brandão, Elisabeti Kira, and Anarosa AF Brandão. 2018. On the inclusion of learners with visual impairment in computing education programs in brazil: practices of educators and perceptions of visually impaired learners. Journal of the Brazilian Computer Society 24, 1, 1–12.

Diléia Aparecida Martins, Lúcia Pereira Leite, and Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. 2015. Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação 23, 984–1014.

Alberto Angel Mazzoni, Elisabeth Fátima Torres, and José Marcos Bastos Andrade. 2001. Admissão e permanência de estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 23, 121–126.

Declan McMullen and Donal Fitzpatrick. 2009. Autonomous access to graphics for visually impaired learners. Irish Educational Technology User’s.

Lei Ministério da Educação. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Charles B Owen, Sarah Coburn, and Jordyn Castor. 2014. Teaching modern object-oriented programming to the blind: an instructor and student experience. In 2014 ASEE Annual Conference & Exposition. 24–1167.

Luciano TE Pansanato, Christiane E Silva, and Luzia Rodrigues. 2012. Uma experiência de inclusao de estudante cego na educaçao superior em computaçao. In XX Workshop sobre Educação em Computação.

Rosamaria Reo Pereira, Simone Souza da Costa Silva, Rosana Assef Faciola, Fernando Augusto Ramos Pontes, and Maély Ferreira Holanda Ramos. 2016. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial 1, 1, 147–160.

Rafaela Robe, Bruna Poletto Salton, and Silvia Bertagnolli. 2020. Recursos Pedagógicos para o Ensino de Programação de Estudantes com Deficiência Visual: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE 18, 1.

Romeu Kazumi Sassaki. 2003. Inclusão no lazer e turismo: em busca da qualidade de vida. São Paulo: Áurea.

Janaina Silva, Juliana Cristina Braga, and Rafael Damaceno. 2015. Estudo de aplicativos móveis para deficientes visuais no âmbito acadêmico. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 26. 722.

Susan Stainback and Stainback William. 1999. Inclusão: um guia para educadores. In Inclusão: um guia para educadores. 451–451.

Jeremy Sydik. 2007. Design Accessible Web Sites: 36 Keys to Creating Content for All Audiences and Platforms (Pragmatic Programmers). Pragmatic Bookshelf.

Simone Aparecida Tiziotto and José Dutra de Oliveira Neto. 2010. Design universal: solução para a acessibilidade no ensino superior a distância. In Congresso Internacional de Educação a Distância.

Marcelo Sales Valerio. 2019. Acessibilidade Toolkit: Entendendo de uma vez por todas a WCAG. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, 13–14.

Gregg C. Vanderheiden. 1993. Making Software More Accessible for People with Disabilities: A White Paper on the Design of Software Application Programs to Increase Their Accessibility for People with Disabilities. SIGCAPH Comput. Phys. Handicap. 47, 2–32.

Ethan Watrall and Jeff Siarto. 2008. Head first web design. "O’Reilly Media, Inc.".

WHO et al. 2011. World report on disability 2011. World Health Organization.

Claes Wohlin. 2014. Guidelines for snowballing in systematic literature studies and a replication in software engineering. In Proceedings of the 18th international conference on evaluation and assessment in software engineering. 1–10.

Avelino Francisco Zorzo, Daltro Nunes, Ecivaldo Matos, Igor Steinmacher, Renata Mendes de Araujo, Ronaldo Correia, and Simone Martins. 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Lais Farias; ROCHA, Larissa; PEREIRA, Cláudia Pinto; MACHADO, Ivan; VIANA, Windson; ALMEIDA JUNIOR, Nailton. Estudantes com Deficiência Visual em Computação: participação, perspectivas e desafios enfrentados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 67-76. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19200.