Ferramenta interativa para o ensino de compiladores

  • Wagner Graciano Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Iara Tavares da Silva Grossert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Wilson Castello Branco Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-7044-4705
  • Alex Junior Avila Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Resumo


Este artigo apresenta uma ferramenta didática para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Compiladores, por meio de explicações teóricas e da visualização do processo prático das etapas de análise léxica e sintática. A ferramenta consiste em uma aplicação web responsiva que, além do estudo dos conceitos teóricos, permite que o usuário digite e acompanhe o processo e o resultado da análise do seu próprio código-fonte. Ela apresenta o passo a passo detalhado com explicações do processamento de acordo com a interação do usuário, facilitando a compreensão dos conceitos envolvidos nas duas primeiras etapas do processo de compilação. Os códigos analisados devem ser escritos em pseudolinguagem para possibilitar que qualquer pessoa com conhecimentos de programação possa usá-la, independente de uma linguagem específica.

Palavras-chave: Ensino de compiladores, Análise Léxica, Análise Sintática, Ferramenta interativa

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Publicado
24/04/2022
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GRACIANO JUNIOR, Wagner; GROSSERT, Iara Tavares da Silva; CASTELLO BRANCO NETO, Wilson; AVILA, Alex Junior. Ferramenta interativa para o ensino de compiladores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 224-233. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19217.