Os Pequenos Inventores: Um Recurso para o Ensino de Computação para Crianças

  • Aline dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Wellington Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rozelma Soares de França Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-5711-8857

Resumo


O ensino de computação na escola tem sido um tema cada vez mais discutido, sendo foco de políticas educacionais nacionais recentes. Em paralelo, estratégias e materiais didáticos para sua implementação também têm sido alvo de investigações. Neste contexto, esta pesquisa busca criar um material didático de Computação para o Ensino Fundamental I. Como primeira etapa desse processo, uma revisão sistemática de literatura nos cenários nacional e internacional foi realizada visando identificar os efeitos que diferentes táticas de implementação de atividades - plugada, desplugada e híbrida - podem provocar sobre a aprendizagem dos estudantes. A etapa seguinte envolveu a avaliação dos materiais didáticos retornados na revisão, onde foi identificada a necessidade de recursos híbridos em português, voltados aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e que explorem os eixos Cultura Digital e Mundo Digital, indo além do Pensamento Computacional; fornecendo ainda apoio ao professor para seu uso pedagógico. Tais resultados subsidiaram a criação do livro “Os pequenos inventores” que busca apoiar o ensino de Computação no Ensino Fundamental I e cobre as lacunas ora reportadas. Para guiar o seu desenvolvimento, técnicas de Design Thinking foram empregadas, perfazendo da ideação até a prototipação do material, o qual será apresentado neste artigo.

Palavras-chave: Computação na Escola, Pensamento Computacional, Material Didático

Referências

AVILA, Christiano et al. Metodologias de Avaliação do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática. In: Anais do SBIE, 2017.

BRACKMANN, C.P; BARONE, D. A. C; CASALI, A; GONZÁLEZ, M.R. Panorama global da adoção do pensamento computacional. In: RAABE, A., ZORZO, A. F; BLIKSTEIN. (Org) Computação na Educação Básica: Fundamentos e Experiências. Porto Alegre: Penso, 2020.

BRENNAN, K; & RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking Paper presented at annual American Educational Research Association meeting, Vancouver, BC, Canada. (2012).

CIEB. Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. 2018. Disponível em: <https://curriculo.cieb.net.br>. Acesso em 20 de mar. 2021.

FALCÃO, T.P; GOMES, T.C.S; ALBUQUERQUE, I.R. O Pensamento Computacional Através de Jogos Infantis: Uma Análise de Elementos de Interação, Salvador, Brasil 2015.

GARCÍA-PEÑALVO, F. J. (2016). Proyecto TACCLE3 – Coding. Paper presented at the XVIII Simposio Internacional de Informática Educativa, SIIE 2016, Salamanca, España.

KAFAI, Y; PROCTOR, C; and LUI,D. 2019. From Theory Bias to Theory Dialogue: Embracing Cognitive, Situated, and Critical Framings of Computational Thinking in K-12 CS Education. In International Computing Education Research Conference (ICER ’19), August 12–14, 2019, Toronto, ON, Canada. ACM, New York, NY, USA, 9 pages. https://doi.org/10.1145/3291279.3339400

KITCHENHAM, B. and CHARTERS, S.: Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report..

MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase>. Acesso em 20 de mar. 2021.

MEC. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 10/08/2021.

MORAIS, E. V. D.; SOUZA, M. B. B. Contribuições e Desafios da Computação Desplugada: Um Mapeamento Sistemático. RENOTE, v. 17, n. 1, 2019.

DESIGN THINKING PARA EDUCADORES. Disponível em <https://educadigital.org.br/dteducadores/> acessado em 25/08/2021

RAABE, A; COUTO, N.E.R; BLIKSTEIN, P; Diferentes abordagens para a computação na educação básica. In: RAABE, A., ZORZO, A. F; BLIKSTEIN. (Org) Computação na Educação Básica: Fundamentos e Experiências. Porto Alegre: Penso, 2020.

RESNICK, M. Jardim de Infância para a Vida Toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre, Penso, 2020.

RODRIGUES, S.; ARANHA, E.; SILVA, T. R. Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: Anais do SBIE, 2018.

SANTOS, A.S.M; PEREIRA, W. G; FRANÇA, R.S; (2021) Como Ensinar Ciência da Computação para Crianças? Tendências e Lacunas de Pesquisa na Área. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29., 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 298-307. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15921.

SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de mar. 2021.

SCHNEIDER, G.; BERNARDINI, F.; BOSCARIOLI, C.. Ensino do Pensamento Computacional por meio de Internet das Coisas: Possibilidades e Desafios. In: Anais do SBIE, 2019.

SILVA, A.C.B. Softwares Educativos: Critérios de Avaliação a Partir dos Discursos da Interface da Esfera Comunicativa e do Objetivo de Ensino. Ed. Universitária da UFPE. 2012

SILVA, A.C.B; FRANÇA, R.S; SILVA, W.C. Uma proposição de critérios para avaliação de softwares educativos de Língua Portuguesa, Aracaju, novembro de 2011

SOUZA, D. S.; DIAS, J.; SANTOS, K. S.. “Não ligue o computador”: a Computação Desplugada como Estratégia Metodológica para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica – Uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, v. 17, n. 3, 2019.

TAVARES, J.L. Modelos, técnicas e instrumentos de análise de softwares educacionais. João Pessoa: UFPB 2017

THOMAS MAKER. Equalizador da Inteligência Maker. 2019. Disponível em: <http://ctj.thomas.org.br/makerspace/o-equalizador-da-inteligencia-maker/> Acesso em 02/09/2021.

WING, J. Pensamento Computacional – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. RBECT, v. 9, n. 2, 2016.
Publicado
24/04/2022
SANTOS, Aline dos; PEREIRA, Wellington; FRANÇA, Rozelma Soares de. Os Pequenos Inventores: Um Recurso para o Ensino de Computação para Crianças. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 234-242. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19218.