Plataforma para auxílio na preparação de estudantes para as avaliações do ENADE e POSCOMP

  • Tiago Correia Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Wilson Fernandes Córdova Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Wilson Castello Branco Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-7044-4705

Resumo


Este artigo apresenta uma plataforma composta por um Web Service, um Sistema Web e um Aplicativo Mobile, que auxilia os estudantes da área de Computação na preparação para os exames ENADE e POSCOMP por meio da resolução de simulados. Com uma base de mais de 1500 questões das edições anteriores destas provas, os sistemas permitem o acompanhamento da evolução dos alunos por meio de gráficos de desempenho categorizados por áreas e disciplinas. Uma avaliação realizada por alunos e professores mostra que mais de 80% dos participantes consideraram o sistema bom ou muito bom, assim como a sua contribuição na preparação para os referidos exames.

Palavras-chave: Sistema de Aprendizagem, Poscomp, ENADE

Referências

Esteice Janaina Santos Batista, Joyce dos Santos Batista, Robson Soares D Souza, and Willians Magalhães Primo. 2014. Desenvolvimento de um aplicativo para Android com questões do POSCOMP como um objeto de aprendizagem para o auxílio no ingresso a programas de pós-graduação. [link]. [Accessed: 12-05-2020].

BRASIL. 2004. LEI N 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. [Accessed: 01-03-2020].

Agência BRASIL. 2019. Cerca de 6% dos cursos avaliados no ENADE 2018 tiraram nota máxima. [link] [Accessed: 04-03- 2020].

FUNDATEC. 2018. POSCOMP - Exame 2019. [link]. [Accessed: 03-03-2020].

Antônio Carlos Gil. 2002. Pesquisa Social. In Teoria, Método e Criatividade (4 ed.). São Paulo, 44–45.

INEP. 2019. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). http://portal.inep.gov.br/enade. [Accessed: 28-02-2020].

Rafael Vieira Martins. 2017. ENADE SIMULADO – APLICATIVO ANDROID PARA SIMULAÇÃO DAS PROVAS DO ENADE. https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernoexatas/article/view/4562. [Accessed: 20-05-2020].

Francisco Marcelo Mendes. 2018. POSCOMP Coach: Plataforma Web para Apoio ao Ingresso na Pós-Graduação em Computação. https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/85990/49359. [Accessed: 12-05-2020].

Sociedade Brasileira Computação SBC. 2020. Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP). http://www.sbc.org.br/educacao/poscomp. [Accessed: 28-02-2020].

Fábio Junior Sordi. 2015. Desenvolvimento de um ambiente colaborativo de treinamento preparatório para o POSCOMP. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000202187. [Accessed: 21-04-2020].

Samuel. Ssemugabi. 2006. Usability Evaluation of a Web-based E-learning Application: A Study of Two Evaluation Methods. https://core.ac.uk/download/pdf/43164988.pdf. [Accessed: 21-03-2021].
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
RIBEIRO, Tiago Correia; CÓRDOVA JUNIOR, Wilson Fernandes; CASTELLO BRANCO NETO, Wilson. Plataforma para auxílio na preparação de estudantes para as avaliações do ENADE e POSCOMP. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 243-250. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19219.