Jogo digital educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças com Deficiência Intelectual

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) é uma importante habilidade intelectual requerida para o atual contexto da sociedade. Crianças com Deficiência Intelectual (DI) podem se beneficiar do PC para desenvolver e aprimorar habilidades cognitivas. Os jogos digitais educacionais são uma das oportunidades para trabalhar o PC com crianças tanto neurotípicas quanto com DI, desde que contenham elementos de acessibilidade e sejam projetados observando as necessidades de seus usuários. Este trabalho tem como objetivo apresentar um jogo digital educacional criado para desenvolver o PC, de maneira intrínseca, em crianças neurotípicas e com DI, tendo como temática o processo de lavagem de roupa. O jogo é constituído de 3 fases com 4 níveis cada, em que cada fase aborda um pilar do PC de modo primário. O processo de desenvolvimento do jogo foi fundamentado em diretrizes de acessibilidade e apoiado por especialistas em Computação, Educação, Atendimento Educacional Especializado e em DI.
Palavras-chave: Pensamento computacional, Jogos digitais educacionais, Deficiência Intelectual

Referências

BNCC. 2018. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. [link].

CIEB Centro de Inovação para a Educação Brasileira. 2021. Referências para construção do seu currículo em Tecnologia e Computação da Educação Básica. Retrieved Novembro, 2021 from https://curriculo.cieb.net.br/

DSM. 2014. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora

Taynara Cerigueli Dutra, Daniel Felipe, Isabela Gasparini, and Eleandro Maschio. 2021. Super ThinkWash: Um Jogo Digital Educacional inspirado na vida real para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 292–303.

Taynara Cerigueli Dutra, Daniel Felipe, Isabela Gasparini, and Eleandro Maschio. 2021. A Systematic Mapping of Guidelines for the Development of Accessible Digital Games to People with Disabilities. In Universal Access in Human-Computer Interaction. Design Methods and User Experience, Margherita Antona and Constantine Stephanidis (Eds.). Springer International Publishing, Cham, 53–70.

Taynara Cerigueli Dutra, Diego Fellipe Tondorf, Thiago A Zils, André EG Ferreira, Isabela Gasparini, Marcelo da Silva Hounsell, and Eleandro Maschio. 2021. Métodos de avaliação de IHC no contexto de Jogos Sérios Educacionais: Um Mapeamento Sistemático. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 564–575.

Carla Fisher. 2014. Designing games for children: Developmental, usability, and design considerations for making games for kids. CRC Press.

Carina S González-González, Erika Herrera-González, Lorenzo Moreno-Ruiz, Nuria Reyes-Alonso, Selene Hernández-Morales, María D Guzmán-Franco, and Alfonso Infante-Moro. 2019. Computational thinking and down syndrome: An exploratory study using the KIBO robot. In Informatics, Vol. 6. Multidisciplinary Digital Publishing Institute, 25

Shuchi Grover and Roy Pea. 2013. Computational thinking in K–12: A review of the state of the field. Educational researcher 42, 1, 38–43.

Patricia da Silva Leite and Vinícius Godoy Mendonça. 2013. Diretrizes para game design de jogos educacionais. In Proc. SBGames, Art Design Track. 132–141

Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Edgard Afonso Lamounier Jr, Alexandre Cardoso, Cleusa Aparecida de Oliveira Santos, and Márcia Arantes Buiatti Pacheco. 2012. VirtualMat: um ambiente virtual de apoio ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Mental. Revista Brasileira de Informática na Educação 20, 2, 17.

Katie Larsen McClarty, Aline Orr, Peter M Frey, Robert P Dolan, Victoria Vassileva, and Aaron McVay. 2012. A literature review of gaming in education. Gaming in education, 1–35.

Michael J Muller, Jean Hallewell Haslwanter, and Tom Dayton. 1997. Participatory practices in the software lifecycle. In Handbook of human-computer interaction. Elsevier, 255–297.

Jakob Nielsen. 1994. Usability engineering. Morgan Kaufmann.

Aimi Tanikawa de Oliveira, Barbara S Saddy, Daniel C Mograbi, and Cristina Lúcia Maia Coelho. 2015. Jogos eletrônicos na perspectiva da avaliação interativa: ferramenta de aprendizagem com alunos com deficiência intelectual. Revista Neuropsicologia Latinoamericana 7, 3, 28–35.

Maria Saridaki and Constantinos Mourlas. 2011. Incorporating serious games in the classroom of students with intellectual disabilities and the role of the educator. In 2011 Third International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications. IEEE, 180–181.

SBC. 2017. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. [link].

Jesse Schell. 2010. Arte de game design: o livro original. Crc Press

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Letícia Coelho Roland, Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre, and Mary Lúcia Pedroso Konrath. 2004. Jogos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS.

Stavros Tsikinas and Stelios Xinogalos. 2020. Towards a serious games design framework for people with intellectual disability or autism spectrum disorder. Education and Information Technologies 25, 4, 3405–3423

Matheus Vinıcius Valenza, S Hounsell, I Gasparini, et al. 2018. Guidelines para Game Design de Jogos Sérios para Crianças. In Brazilian Symposium on Games and Digital Enterntainement.

Rosa Maria Vicari, Alvaro Freitas Moreira, and Paulo Fernando Blauth Menezes. 2018. Pensamento computacional: revisão bibliográfica. Porto Alegre: UFRGS

Jeannette M Wing. 2014. Computational thinking benefits society. 40th Anniversary Blog of Social Issues in Computing 2014, 26

Herik Zednik, Olga Takinami, Ronald Brasil, Selma Bessa Sales, and Sibere Araujo. 2019. Contribuições do Software Scratch para Aprendizagem de Crianças com Deficiência Intelectual. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 25. 394–403
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
DUTRA, Taynara Cerigueli; FERREIRA, André; GASPARINI, Isabela; MASCHIO, Eleandro. Jogo digital educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças com Deficiência Intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 251-260. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19220.