Jogo digital educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças com Deficiência Intelectual
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) é uma importante habilidade intelectual requerida para o atual contexto da sociedade. Crianças com Deficiência Intelectual (DI) podem se beneficiar do PC para desenvolver e aprimorar habilidades cognitivas. Os jogos digitais educacionais são uma das oportunidades para trabalhar o PC com crianças tanto neurotípicas quanto com DI, desde que contenham elementos de acessibilidade e sejam projetados observando as necessidades de seus usuários. Este trabalho tem como objetivo apresentar um jogo digital educacional criado para desenvolver o PC, de maneira intrínseca, em crianças neurotípicas e com DI, tendo como temática o processo de lavagem de roupa. O jogo é constituído de 3 fases com 4 níveis cada, em que cada fase aborda um pilar do PC de modo primário. O processo de desenvolvimento do jogo foi fundamentado em diretrizes de acessibilidade e apoiado por especialistas em Computação, Educação, Atendimento Educacional Especializado e em DI.
Palavras-chave:
Pensamento computacional, Jogos digitais educacionais, Deficiência Intelectual
Referências
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Publicado
24/04/2022
Como Citar
DUTRA, Taynara Cerigueli; FERREIRA, André; GASPARINI, Isabela; MASCHIO, Eleandro.
Jogo digital educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças com Deficiência Intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 251-260.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19220.