Uma Análise em Larga-Escala das Funcionalidades de Aplicativos criados com App Inventor
Resumo
O ensino de algoritmos e programação na Educação Básica se tornou essencial. Um dos ambientes de programação utilizados nesse nível de ensino é o App Inventor, que permite criar aplicativos móveis. Embora existam diversos estudos sobre o aprendizado de programação com o App Inventor, uma questão que permanece é quais funcionalidades são tipicamente implementadas. Assim, este artigo apresenta os resultados de uma análise estatística em larga escala baseada na extração automatizada de funcionalidades a partir do código de 100.000 projetos de aplicativos criados com o App Inventor. Os resultados demonstram que algumas funcionalidades são muito comuns e relacionadas a própria idiossincrasia de aplicativos. Por outro lado, apesar de existir suporte por parte do App Inventor, algumas funcionalidades são extremamente raras devido a um nicho de uso e falta de materiais didáticos. Esses resultados podem ajudar em uma melhor compreensão das funcionalidades atualmente presentes na maioria dos projetos, indicando oportunidades para o desenvolvimento de novos materiais e suporte na avaliação da aprendizagem, incluindo o desenvolvimento de criatividade.
Referências
CNE/MEC. Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação. 2022. Competências e premissas específicas da computação na BNCC. Disponível em: [link]. Acessado em 14 set. 2022.
MIT App Inventor. 2022. App Inventor. Disponível em: http://ai2.appinventor.mit.edu. Acessado em 14 set. 2022.
MIT App Inventor. 2022. App Inventor - About Us. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/about-us. Acessado em 14 set. 2022.
MIT Galeria AI. 2022. MIT App Inventor Gallery. Disponível em: https://gallery.appinventor.mit.edu/. Acessado em 14 set. 2022.
B. Xie, H. Abelson. 2016. Skill progression in MIT App Inventor. In IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing, Cambridge, pp. 213–217. DOI: http://doi.org/10.1109/VLHCC.2016.7739687
S. C. Kong, H. Abelson. 2019. Computational thinking education. Springer Nature. DOI:10.1007/978-981-13-6528-7
N. da C. Alves, C. Gresse von Wangenheim, J. C. R. Hauck, A. F. Borgatto. 2021 An Item Response Theory Analysis of Algorithms and Programming Concepts in App Inventor Projects. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, Jataí, Goiás, 2021. DOI: 10.5753/educomp.2021.14466
W. Martin, F. Sarro, Y. Jia, Y. Zhang, & M. Harman. 2016. A survey of app store analysis for software engineering. IEEE transactions on software engineering, 43(9), 817-847. DOI:10.1109/TSE.2016.2630689
I. Li, F. Turbak, & E. Mustafaraj. 2017. Calls of the wild: Exploring procedural abstraction in app inventor. 2017 IEEE Blocks and Beyond Workshop (B&B). DOI:10.1109/blocks.2017.8120417
B. Xie, I. Shabir, & H. Abelson. 2015. Measuring the usability and capability of app inventor to create mobile applications. In Proceedings of the 3rd International Workshop on Programming for Mobile and Touch (pp. 1-8). DOI:10.1145/2824823.2824824
Y. Park, & Y. Shin. 2019. Comparing the effectiveness of scratch and app inventor with regard to learning computational thinking concepts. Electronics, 8(11), 1269. DOI:10.3390/electronics8111269
V. R. Basili, G. Caldiera, & H. D. Rombach. 1994. The goal question metric approach. In Encyclopedia of Software Engineering, John Wiley & Sons.
MIT. 2022. App of the Month. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/explore/app-month-gallery. Acessado em 03 out. 2022.
N. da C. Alves, C. G. von Wangenheim, C. G., & J. C. R. Hauck. 2020. Teaching Programming to Novices: A Large-scale Analysis of App Inventor Projects. In 2020 XV Conferencia Latinoamericana de Tecnologias de Aprendizaje (LACLO) (pp. 1-10). IEEE. DOI:10.1109/LACLO50806.2020.9381172
E. W. Patton, A. Seo, & F. Turbak. 2019. Enhancing Abstraction in App Inventor with Generic Event Handlers. In 2019 IEEE Blocks and Beyond Workshop (B&B) (pp. 63-71). IEEE. DOI:10.1109/BB48857.2019.8941193
M. Svanberg. 2017. Using feature vector representations to identify similar projects in App Inventor. In 2017 IEEE Blocks and Beyond Workshop (B&B) (pp. 117-118). IEEE. DOI:10.1109/BLOCKS.2017.8120430
E. Mustafaraj, F. Turbak, & M. Svanberg. 2017. Identifying original projects in App Inventor. In The Thirtieth International Flairs Conference.
MIT App Inventor. 2022. Beginner Tutorials. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/explore/ai2/beginner-videos. Acessado em 19 set. 2022.
MIT App Inventor. 2022. Beginner Tutorials – Hello Codi. Disponível em: http://appinventor.mit.edu/explore/ai2/hello-codi.html. Acessado em 19 set. 2022.
MIT App Inventor. 2022. Tutorials – Space Invaders. Diaasponível em: https://appinventor.mit.edu/explore/ai2/space-invaders. Acessado em 21 set. 2022.
MIT App Inventor. 2022. Tutorials – Golf. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/explore/ai2/minigolf. Acessado em 21 set. 2022.
MIT App Inventor. 2022. Tutorials – Mole Mash. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/explore/ai2/molemash. Acessado em 21 set. 2022.
MIT App Inventor. 2022. App of the Month Winners. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/explore/app-month-gallery. Acessado em 26 set. 2022.
UFSC. Aplicativos de Engenharia de Usabilidade. Disponível em: [link]. Acessado em 26 set. 2022.
UFSC. Iniciativa Computação na Escola – Cursos. Disponível em: https://cursos.computacaonaescola.ufsc.br/. Acessado em 27 set. 2022.
N. da C. Alves, C. Gresse von Wangenheim, L. Martins-Pacheco, e A. Ferreti Borgatto. 2022. Artefatos computacionais são considerados criativos? In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, online, Brasil. SBC, Porto Alegre, Brasil, 01-09. DOI:10.5753/educomp.2022.19193.
C. Tang, J. Baer, & J. C. Kaufman. 2015. Implicit theories of creativity in computer science in the United States and China. The Journal of Creative Behavior, 49(2), 137-156. DOI:10.1002/jocb.61
Y. Kafai. 2001. The educational potential of electronic games: From games-to-teach to games-to-learn. Playing By the Rules, Cultural Policy Center, University of Chicago, Chicago, IL, 2001.
F. Hayes-Roth. 1985. Rule-based systems. Communications of the ACM, 28(9), 921-932. DOI:10.1145/4284.4286
MEC. 2022. DESPACHO DE 30 DE SETEMBRO DE 2022. Homologação das normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: [link]. Acessado em 03 out. 2022.
C. Gresse von Wangenheim, J. C. R. Hauck, M. F. Demetrio, R. Pelle, N. da C. Alves, H. Barbosa, L. F. Azevedo. 2018. CodeMaster – Automatic Assessment and Grading of App Inventor and Snap! Programs. Informatics in Education, 17(1), 117-150. DOI:10.15388/infedu.2018.08
J. J. Garrett. 2011. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Berkeley: New Riders.
M. N. F. Ferreira, C. Gresse von Wangenheim, N. da C. Alves. 2021. Desenvolvimento de um Curso on-line para Ensinar Design de Interface de Usuário na Educação Básica. Anais do Workshop on Human-Computer Interaction Education (WEIHC), online, Brasil. DOI:10.5753/ihc.2021.19589
J. Gray, H. Abelson, D. Wolber, M. Friend. 2012. Teaching CS principles with App Inventor. In Proceedings of the 50th Annual Southeast Regional Conference (pp. 405–406). ACM. DOI:10.1145/2184512.2184628