Uma Análise em Larga-Escala das Funcionalidades de Aplicativos criados com App Inventor

Resumo


O ensino de algoritmos e programação na Educação Básica se tornou essencial. Um dos ambientes de programação utilizados nesse nível de ensino é o App Inventor, que permite criar aplicativos móveis. Embora existam diversos estudos sobre o aprendizado de programação com o App Inventor, uma questão que permanece é quais funcionalidades são tipicamente implementadas. Assim, este artigo apresenta os resultados de uma análise estatística em larga escala baseada na extração automatizada de funcionalidades a partir do código de 100.000 projetos de aplicativos criados com o App Inventor. Os resultados demonstram que algumas funcionalidades são muito comuns e relacionadas a própria idiossincrasia de aplicativos. Por outro lado, apesar de existir suporte por parte do App Inventor, algumas funcionalidades são extremamente raras devido a um nicho de uso e falta de materiais didáticos. Esses resultados podem ajudar em uma melhor compreensão das funcionalidades atualmente presentes na maioria dos projetos, indicando oportunidades para o desenvolvimento de novos materiais e suporte na avaliação da aprendizagem, incluindo o desenvolvimento de criatividade.

Palavras-chave: App Inventor, Funcionalidade, Extração, Programação, Educação Básica

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Publicado
24/04/2023
ALVES, Nathalia da Cruz; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane. Uma Análise em Larga-Escala das Funcionalidades de Aplicativos criados com App Inventor. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 27-36. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228140.