Ensino, Aprendizagem e Uso Profissional da UML em Belo Horizonte e Região

  • Ian Guelman Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Edson OliveiraJr Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-4760-1626
  • Laerte Xavier Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo


A modelagem representa uma parte essencial do processo de desenvolvimento de um software, para tal, destaca-se a Linguagem de Modelagem Unificada (UML, do inglês Unified Modeling Language). Existem estudos que mostram como tem sido sua utilização na indústria de software, porém pouco se sabe em relação a seu ensino e aprendizado. Assim, este artigo busca entender não só como ocorre a utilização da UML por profissionais, mas também como ocorreu o aprendizado dos mesmos e como é realizado o ensino pelos docentes em Belo Horizonte e região. Para tal, foi realizada a replicação de um estudo conduzido originalmente na cidade de Maringá (PR). Foram aplicados dois surveys, um para 13 docentes e outro para 33 profissionais, com intuito de captar suas observações sobre o ensino, aprendizado e utilização da UML na região de Belo Horizonte. Os resultados obtidos podem auxiliar o ensino de UML, aproximando-o do contexto e das práticas adotadas na indústria.

Palavras-chave: Linguagem de Modelagem Unificada (UML), Ensino, Aprendizagem

Referências

Sebastian Baltes and Stephan Diehl. 2014. Sketches and diagrams in practice. In FSE. 530–541.

D. Budgen, A. J. Burn, O. P. Brereton, B. A. Kitchenham, and R. Pretorius. 2011. Empirical evidence about the UML: a systematic literature review. Software: Practice and Experience 41, 4, 363–392.

João Choma Neto, Luiz Bento, Edson OliveiraJr, and Simone Souza. 2021. Are we teaching UML according to what IT companies need? A survey on the São Carlos-SP region. In EduComp. 34–43.

Kleinner Farias et al. 2018. On the UML use in the Brazilian industry: A state of the practice survey. In SEKE. 372–371.

Ana M. Fernández-Sáez, Michel R. V. Chaudron, and Marcela Genero. 2018. An industrial case study on the use of UML in software maintenance and its perceived benefits and hurdles. Empirical Software Engineering 23, 6, 3281–2245.

Hassan Gomaa. 2011. Software modeling and design: UML, use cases, patterns, and software architectures. Cambridge University Press.

Ed Júnior, Kleinner Farias, and Bruno Silva. 2021. A Survey on the Use of UML in the Brazilian Industry. In SBES. 275–284.

Johan Linåker, Sardar Muhammad Sulaman, Rafael Maiani de Mello, and Martin Höst. 2015. Guidelines for conducting surveys in software engineering.

Adriana Lopes, Igor Steinmacher, and Tayana Conte. 2019. UML Acceptance: Analyzing the Students’ Perception of UML Diagrams. In SBES. 264–272.

Edson OliveiraJr et al. 2021. Ensino, Aprendizagem e Uso Profissional da UML em Maringá e Regiao. In WEI. 328–337.

OMG. 2017. Unified Modeling Language, version 2.5.1. OMG Document Number formal/2017-12-05 (https://www.omg.org/spec/UML/2.5.1).

Klaus Pohl. 2010. Requirements Engineering: Fundamentals, Principles, and Techniques (1st ed.). Springer Publishing Company, Incorporated.

Donna Spencer. 2009. Card sorting: Designing usable categories. Rosenfeld Media.

Harald Störrle. 2017. How are conceptual models used in industrial software development? a descriptive survey. In Proceedings of the 21st International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering. 160–169.

C. Wohlin, P. Runeson, M. Höst, M.C. Ohlsson, B. Regnell, and A. Wesslén. 2012. Experimentation in Software Engineering. Springer Berlin Heidelberg.

Kamil Żyła, Adam Ulidowski, JanWrzos, Bartłomiej Włodarczyk, Krzysztof Krocz, and Patryk Drozd. 2019. UML–a survey on technical university students in Lublin. Journal of Computer Sciences Institute 13, 279–282.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
GUELMAN, Ian; OLIVEIRAJR, Edson; XAVIER, Laerte. Ensino, Aprendizagem e Uso Profissional da UML em Belo Horizonte e Região. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 49-58. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228173.