O sucesso não é apenas uma questão de sorte: um mapeamento sistemático sobre técnicas de análise do Enade da área de Computação
Resumo
Este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) que busca identificar e discutir especificamente quais técnicas estão sendo usadas para analisar dados do Enade ou implementar ações diagnósticas para o acompanhamento das competências necessárias para o perfil do egresso que realiza tal exame. Dos 32 trabalhos incluídos nesta MSL, este artigo, em especial, analisa os 12 trabalhos que focam na análise do Enade de cursos de Computação. Foram encontrados trabalhos de cada uma das três abordagens, as quais são uso de machine learning (ML), uso de estatística e desenvolvimento de sistemas. Percebe-se que o principal foco dos trabalhos é analisar fatores que impactam nas notas dos alunos. A estatística descritiva foi a mais utilizada nos trabalhos. Em relação a ML as abordagens mais utilizada são a de classificação e agrupamento. Os sistemas encontrados se limitam a aplicação de provas e a análise desses resultados. Em apenas 01 deles, foi realizado uso de gamificação.
Referências
Antonia Amanda Araujo, Alesandra de Araújo Benevides, Francisca Zilania Mariano, and Rafael Barros Barbosa. 2020. Diferencial de desempenho dos estudantes cotistas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: evidências sobre as instituições de ensino superior federais. Revista Brasileira de Educação 25.
Rodrigo Alexandrino Araújo et al. 2019. Análise dos microdados do Enade: Proposta de uma ferramenta de exploração utilizando mineração de dados.
Pedro Luis Saraiva Barbosa and Windson Viana Carvalho. 2020. O uso continuado de ferramenta computacional baseada em questões do Enade para a avaliação diagnóstica de alunos do curso de Sistemas de Informação: um estudo de caso. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1743–1752.
Brasil. 2004. LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. [link]
Brasil. 2022. EDITAL No 51, DE 24 DE JUNHO DE 2022. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. [link]
Raphael Vinicius Weigert Camargo, Rita de Cássia Correa Pepinelli Camargo, Dalton Francisco de Andrade, and Antonio Cezar Bornia. 2016. Desempenho dos alunos de ciências contábeis na prova ENADE/2012: uma aplicação da Teoria da Resposta ao Item. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) 10, 3.
Bruna Casitaghi and Julio Cesar Soares Aragão. 2021. Avaliação do Ensino Superior brasileiro: Desempenho dos estudantes em formação geral. Revista Portuguesa de Educação 34, 1.
Andrea S Charão, Karina Wiechork, Marlon LS Rodrigues, and Fernando P Barbosa. 2020. Explorando resultados por questao no enade em ciência da computaçao para subsidiar revisao de projeto pedagógico de curso. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 16–20.
Edy Célia Coelho. 2014. Teoria da resposta ao item: desafios e perspectivas em exames multidisciplinares.
Renan Cunha, Claudomiro Sales, and Reginaldo Santos. 2021. Análise Automática com os Microdados do Enade para Melhoria do Ensino dos Cursos de Ciência da Computação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 208–217.
Michele Ferraz Figueiro, Nicolas PB Vista, Patrícia MM Chicon, Angela P Ansuj, et al. 2018. Análise de Agrupamento Hierárquico aplicada aos microdados do Enade do curso de graduação em Ciência da Computação. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação 1, 8.
Luís Carlos Costa Fonseca, Lidinalva de Almada Coutinho, and Lanylldo Araujo dos Santos. 2013. Ferramenta para estimar a proficiência de indivíduos baseada na Teoria de Resposta ao Item. RENOTE 11, 1.
Tarsys Fonseca França, Cibele Oliveira Ferreira, Daiane Leandro De Oliveira, Guilherme Tavares De Assis, Anderson Almeida Ferreira, and Elton José Da Silva. 2021. TôSabendo: A Platform to Create Engaging Teaching and Learning Experiences. In 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO). IEEE, 275–281.
Inep. 2022. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). url [link].
Inep. 2022. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). url https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/legislacao/enade.
Inep. 2022. Inep divulga indicadores que avaliam cursos e instituições. url http://portal.mec.gov.br/.
Staffs Keele et al. 2007. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.
Flávio Barreiro Landes and Laci Mary Barbosa Manhães. 2018. Análise dos exames do ENADE para os cursos de computaçao utilizando o software R. Revista do Seminário Internacional de Estatística com R 3, 1.
Heloise Acco Tives Leão, Edna Dias Canedo, Marcelo Ladeira, and Fabiano Fagundes. 2018. Mining enade data from the ulbra network institution. In Information Technology-New Generations. Springer, 287–294.
Priscila da Silva Neves Lima. 2018. Análise das Provas do Enade Agrupadas por Tema: Um Estudo de Caso para Estudantes de Ciência da Computação. Ph.D. Dissertation. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal de Goiás.[GS Search].
Priscila da Silva Neves Lima, Ana Paula Laboissière Ambrósio, João Lucas dos Santos Oliveira, and Cedric Luiz de Carvalho. 2021. Análise de conteúdo das provas do Enade para os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Revista Brasileira de Informática na Educação 29, 385–413.
Priscila da Silva Neves Lima, Ana Paula Laboissière Ambrósio, Igor Moreira Félix, Jacques Duílo Brancher, and Deller James Ferreira. 2018. Content Analysis of Student Assessment Exams. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 1–9.
Ernane Rosa Martins, Davi Taveira Alencar Alarcão, and Sibelius Lellis Vieira. 2021. Descoberta de conhecimento aplicado ao Enade.
Alexandre Moraes Matos, Lucas Ribeiro Reis de Sousa, Ismael Pontes Torres Júnior, Renato Marinho Alves, Heloise Acco Tives Leão, and Fabiano Fagundes. 2020. Mineração dos Dados do Enade: Avaliação do questionário do estudante das Instituições do Norte do Brasil.
Antonio Evanildo Cardoso Medeiros Filho. 2019. Percepção discente e desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física no Enade 2017. Master’s thesis. Universidade Estadual do Ceará - UECE.
Tatiana Melguizo and Jacques Wainer. 2016. Toward a set of measures of student learning outcomes in higher education: evidence from Brazil. Higher Education 72, 3, 381–401.
Ricardo Tocantins Modugno Nunes. 2018. Cálculo preditivo de classificação das notas do Enade utilizando Redes Neurais Artificiais. Revista de Tecnologia Aplicada 7, 2.
Jean Piton-Goncalves. 2020. Testes adaptativos para o Enade: uma aplicação metodológica. Revista Meta: Avaliação 12, 36, 665–688.
Tiago C Ribeiro and Wilson F C Junior. 2022. Plataforma para auxílio na preparação de estudantes para as avaliações do Enade e POSCOMP.
Ebony M Rodrigues and Roberta MM Gouveia. 2021. Técnicas de Machine Learning para Predição do Tempo de Permanência na Graduação no Âmbito do Ensino Superior Público Brasileiro. In Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, 128–137.
Eliene Ribeiro Rosa, Deller James Ferreira, Nádia Félix Felipe da Silva, and Alfredo Assis. 2021. Estudo Exploratório através de Análises Longitudinais aplicado à Ciência da Computação a partir da Base de Dados do Enade. Revista Brasileira de Informática na Educação 29, 1463–1486.
Agenor Sousa Santos, Maria José Pereira Dantas, and Ricardo Luiz Machado. 2017. Structural equation modeling applied to assess industrial engineering students’ satisfaction according to Enade 2011. Production 27.
Perycles Jannser Lopes Santos, José Hélio Luna Neto, Noberto Carvalho Rocha, and Fragoso Florentin. 2016. E-prova: Sistema para Elaboração de Avaliações no Padrão Enade.
E Schnepf. 1993. From prey via endosymbiont to plastids: comparative studies in dinoflagellates. In Origins of Plastids (2nd ed.), R A Lewin (Ed.). Chapman and Hall, New York, 53–76.
Ivonaldo Silva, Marcia Terra Silva, and Pedro Luiz Oliveira Costa Neto. 2021. Descoberta dos fatores preditivos de sucesso dos alunos do Curso de Tecnologia em Logística, nos exames do ENADE, por meio da Mineração de Dados Educacionais. 2o International Conference on Network Enterprises and Logistics Management.
Jesaías Carvalho Pereira Silva, Everton Jales de Oliveira, Francisco Milton Mendes Neto, Araken Medeiros Santos, Lenardo Chaves e Silva, Leonardo Torres Marques, Igor Melo Mendes, Ademar França de Sousa Neto, Jesreel Carvalho Pereira Silva, and Salatiel Dantas Silva. 2020. Data analysis of the performance of Brazilian higher education medicine courses. In Proceedings of the 10th Euro-American Conference on Telematics and Information Systems. 1–8.
LGF Silva, MEPS Rocha, and RAA Fagundes. 2017. Enade: Math and Science Students’ Performance Analysis. IEEE Latin America Transactions 15, 9, 1742– 1746.
P Stone. 2002. Popping the (PICO) question in research and evidence-based practice. Nurs Res 15, 3, 197–198.
Jan van Elderen and Esther van der Stappen. 2019. The potential impact of gamification elements on the acceptance of technology in the context of education: a literature review.
Nicolas Pastorio Boa Vista, Michele Ferraz Figueiró, and Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon. 2017. Técnicas de mineração de dados aplicadas aos microdados do Enade para avaliar o desempenho dos acadêmicos do curso de Ciência da Computação no Rio Grande do Sul utilizando o software R. I Seminário de Pesquisa Científica e Tecnológica 1, 1.