Panorama da diversidade nos cursos presenciais de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação das universidades públicas de Santa Catarina

Resumo


Entende-se diversidade como a pluralidade de indivíduos que contribuem para a produção de soluções mais criativas, coletivas e assertivas. Dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a diversidade na educação é uma das metas a se atingir para garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem para todos. Assim, este artigo busca compreender o cenário da diversidade a partir dos dados do INEP dos anos de 2015 a 2019, levantando, dentro do escopo dos cursos presenciais de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação das universidades públicas, todos os estudantes matriculados considerando seus aspectos de diversidade, como sexo, idade, forma de ingresso, deficiência, cor e raça com um recorte demográfico de Santa Catarina. Os resultados do levantamento deste cenário podem contribuir para a formação de novas políticas públicas e auxiliarem na promoção da inclusão e acessibilidade dos estudantes.

Palavras-chave: Análise de Dados, Diversidade, Computação, Tecnologias da Informação e Comunicação

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Publicado
24/04/2023
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SANTOS, Maria Teresa Silva; VOSSEN, Laís Pisetta Van; VASCONCELLOS, Daniella Martins; BORCHARDT, Guilherme Tomaselli; VENSON JUNIOR, Roger; SILVEIRA, Eric Carvalho da; SILVA, Marily Dilamar da; GASPARINI, Isabela. Panorama da diversidade nos cursos presenciais de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação das universidades públicas de Santa Catarina. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 69-78. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228188.