Estudo sobre Evasão nos Cursos de Computação da Universidade Estadual de Maringá

  • Amanda T. Fukao Universidade Estadual de Maringá
  • Thelma E. Colanzi Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0001-9761-1999
  • Luciana A. F. Martimiano Universidade Estadual de Maringá
  • Valéria D. Feltrim Universidade Estadual de Maringá

Resumo


Estudos recentes mostram que a evasão nos cursos da área de Computação costuma ser alta, sendo muitas vezes atribuída à dificuldade dos alunos com as disciplinas relacionadas à Matemática e à Programação. Tal problema motivou a realização deste trabalho, que investigou a evasão nos cursos de graduação da área de Computação da Universidade Estadual de Maringá. O estudo foi realizado a partir de dados obtidos junto à instituição e a partir de dados coletados com alunos que evadiram dos cursos. A partir dos dados institucionais, foram realizadas análises quantitativas e a partir das respostas dos alunos evadidos, foram realizadas análises qualitativas, incluindo as principais causas que levaram à evasão. Observou-se que o curso noturno apresentou maior taxa de evasão do que o curso em período integral e que o principal fator percebido como impactante para a evasão foi a didática adotada pelos professores. Fatores ligados à pandemia de COVID-19 também foram percebidos como impactantes.
Palavras-chave: Evasão no ensino superior, Curso de Graduação em Computação, Motivos da evasão

Referências

Edna Dias Canedo, Giovanni Almeida Santos, and Letícia Lopes Leite. 2018. An Assessment of the Teaching-Learning Methodologies Used in the Introductory Programming Courses at a Brazilian University. Informatics in Education 17, 1, 45–59

Manoel Francisco Carreira, Gilberto Clóvis Antonelli, João Batista Sarmento Santos Neto, Carla Fernanda Marek, and Suely da Silva Carreira. 2017. Análise dos índices de evasão e tempo de integralização do curso de engenharia de produção da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Revista Tecnológica 26, 1–12.

Mônica Bordim Sanches da Silva and Valdeni Soliani Franco. 2014. Um estudo sobre a evasão no curso de física da Universidade Estadual de Maringá: modalidade presencial versus modalidade à distância. Associação Brasileira de Educação a Distância 13, 8, 337–360

Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo. 2012. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. ABMES Cadernos 25, 1–23.

DEED. 2022. Censo da Educação Superior 2020. INEP, 40

Luciano Ferreira. 2016. Práticas Discurtivas e Subjetivação do Sujeito Evadido do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Tese parcial de conclusão de curso (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática), 1–155.

Raphael Magalhães Hoed. 2016. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de Computação. Trabalho parcial de conclusão de curso(Mestrado Profissional em Computação Aplicada)-Unidade de Brasília, Brasília.

Maristela Holanda, George von Borries, Dilma da Silva, Camilo Dorea, Roberta B. Oliveira, and Edison Ishikawa. 2021. The Intellectual Sense of Belonging and Self-efficacy in the Introduction to Computer Science Courses at University of Brasilia in Brazil. California State University Fresno, 1–8.

Alice Lima, Maristela Holanda, Alice Borges, Kailany Ketulhe, Aleteia Araújo, and Carla Koike. 2020. Iniciativas Educacionais para Permanência de Mulheres em Cursos de Graduação em Computação no Brasil. Creative Commons, 1–12.

Luciana Andréia Fondazzi Martimiano and Valéria Delisandra Feltrim. 2019. An analysis of the participation of women in Information and Communication Technology courses at State University of Maringá(UEM). CLEI Electronic Journal 22, 2, 1–14.

Paulo Roberto Motejunas, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, Oscar Hipólito, and Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo. 2007. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa 37, 132, 1–19.

Renata Cristina Nunes. 2021. An overview of the evasion of university students during remote studies caused by COVID-19 pandemic. Research, Society and Development 10, 3.

Rubens Silva, Bosco A. F., Maria de Fátima Ferreira, Ismayle Santos, and Rossana Andrade. 2021. Evasão em Computação na UFC sob a perspectiva dos alunos. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (Evento Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 338–347.
Publicado
24/04/2023
FUKAO, Amanda T.; COLANZI, Thelma E.; MARTIMIANO, Luciana A. F.; FELTRIM, Valéria D.. Estudo sobre Evasão nos Cursos de Computação da Universidade Estadual de Maringá. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 86-96. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228209.