O Desenvolvimento de Tecnologias Cívicas Como Forma de Exercício da Cidadania
Resumo
Este artigo relata uma experiência pedagógica que teve como objetivo promover o exercício da cidadania por meio do desenvolvimento de tecnologias cívicas. A atividade foi realizada com uma turma de concluintes de um curso técnico em informática integrado ao ensino médio. A proposta consistia em extrair, processar e analisar dados abertos para responder questionamentos elaborados por grupos de até três estudantes e apresentar os resultados através de uma página web com gráficos interativos e um resumo acadêmico. Como resultado verificou-se engajamento dos estudantes, uma vez que os temas trabalhados foram selecionados por cada grupo, e uma compreensão maior do "ser cidadão" no mundo virtual.
Referências
Esdras Bispo Jr., Sérgio Abranches, Ana Beatriz Carvalho, and Simone Santos. 2022. "Fui contratado para ensinar Computação!": Um olhar sobre a suposta neutralidade político-pedagógica do professor universitário de Computação no Brasil. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, abril 24, 2022, Online, Brasil. SBC, Porto Alegre, Brasil, 272-282. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19222.
Weiyu Zhang, Gionnieve Lim, Simon Perrault and Chuyao Wang. (2022). A Review of Research on Civic Technology: Definitions, Theories, History and Insights. https://doi.org/10.48550/arXiv.2204.11461
José Van Dijck, Thomas Poell and Martijn De Waal. The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press, 2018. https://doi.org/10.23860/MGDR-2018-03-03-08
Jorge Saldivar, Cristhian Parra, Marcelo Alcaraz, Rebeca Arteta, and Luca Cernuzzi. Civic Technology for Social Innovation: A Systematic Literature Review. Computer Supported Cooperative Work (CSCW), 28(1):169–207, Apr 2019. https://doi.org/10.1007/s10606-018-9311-7
Mayur Patel, Jon Sotsky, Sean Gourley and Daniel Houghton. The emergence of civic tech: Investments in a growing field. The Knight Foundation, 2013.
Michael Goldweber, John Barr, Tony Clear, Renzo Davoli, Samuel Mann, Elizabeth Patitsas and Scott Portnoff. 2012. A framework for enhancing the social good in computing education: a values approach. In Proceedings of the final reports on Innovation and technology in computer science education 2012 working groups (ITiCSE-WGR '12). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 16–38. https://doi.org/10.1145/2426636.2426639
Michael Goldweber. 2018. Strategies for Adopting CSG-Ed In CS 1. In Proceedings of the 3rd Conference for Research on Equity and Sustained Participation in Engineering, Computing, and Technology (RESPECT ’18). https://doi.org/10.1109/RESPECT.2018.8491703
Christiane Gresse von Wangenheim, Jean C. R. Hauck, Fernando S. Pacheco and Matheus F. Bertonceli Bueno. Visual tools for teaching machine learning in K12: A ten-year systematic mapping. Educ Inf Technol 26, 5733–5778 (2021). https://doi.org/10.1007/s10639-021-10570-8
David Touretzky, Christina Gardner-McCune, Fred Martin and Deborah Seehorn. 2019. Envisioning AI for K-12: What Should Every Child Know about AI?. Proceedings of the AAAI Conference on Artificial Intelligence. 33, 01 (Jul. 2019), 9795-9799. https://doi.org/10.1609/aaai.v33i01.33019795.
Irene Lee, Safinah Ali, Helen Zhang, Daniella DiPaola, and Cynthia Breazeal. 2021. Developing Middle School Students' AI Literacy. In Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE '21). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 191–197. https://doi.org/10.1145/3408877.3432513
Miriam Nathalie Fortuna Ferreira, Fernando da Cruz Pinheiro, Christiane Gresse von Wangenheim, Raul Missfeldt Filho, Jean Carlo R. Hauck. Ensinando Design de Interface de Usuário de Aplicativos Móveis no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 28, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.48
Fernando da Cruz Pinheiro. Modelo instrucional para o ensino de Engenharia de Software e Usabilidade voltado ao Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC)) – Universidade Federal de Santa Catarina.
José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.