Uma contribuição na inserção da Computação nas escolas rurais por meio de computação desplugada

  • Natália Santana dos Santos  Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andressa de Souza S. Medeiros Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Nildo Pereira da Silva Junior Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Júlio Budiski Herculani Universidade Estadual de Maringá
  • Simone de França Tonhão Universidade Estadual de Maringá
  • William de Araujo Cadette Universidade Estadual de Maringá
  • Jorge Marques Prates Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-6798-7263

Resumo


Com o avanço tecnológico, o conhecimento básico de Computação se tornou algo essencial para a maioria dos jovens do século XXI. Entretanto, o ensino de Computação não é oferecido na maioria das escolas públicas, estas, urbanas ou rurais. Assim, estes jovens ingressam no mercado de trabalho pouco preparados em relação à utilização correta das novas tecnologias. Em áreas rurais, os estudantes acabam sendo ainda mais prejudicados, pois enfrentam muitas dificuldades para acessar as tecnologias básicas, devido à escassez de infraestrutura e recursos tecnológicos. A inserção da Computação no ensino básico rural pode ser uma oportunidade de iniciar a preparação destes jovens para que possam iniciar um curso superior ou serem inseridos no mercado de trabalho, aptos a lidar com tecnologias diversas. Diante disso, este artigo descreve um relato de experiência de inserção do ensino de Computação para os alunos de escolas rurais, utilizando os conceitos de Computação Desplugada, que é uma técnica que consiste em ensinar fundamentos da computação por meio de atividades que não envolvem o uso de computadores. Inicialmente, o material utilizado neste estudo foi validado com professores multiplicadores da rede pública, para depois ser aplicado para alunos de uma escola rural. Como resultados obtidos, destaca-se a boa aceitação da iniciativa pelos estudantes, além de ser um meio que pode ser utilizado para suprir a falta de recursos.

Palavras-chave: Ensino de Computação, Escolas Rurais, Computação Desplugada

Referências

Alexandre Rosot Antunes and Eduardo Chaves Fernandes. 2015. Proposta de práticas em computação desplugada para públicos de altas habilidades. Master’s thesis. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Tim Bell, Ian H Witten, and Mike Fellows. 2011. Computer Science Unplugged– Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto, 3–45.

Timothy C Bell, Ian H Witten, and Mike Fellows. 1998. Computer Science Unplugged: Off-line activities and games for all ages.

CETIC.BR. 2020. TIC Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 de outubro de 2021.

Fábio Favarim and Beatriz Borsoi. 2018. Inclusão digital promovendo oportunidades para jovens, mulheres e idosos. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 de março de 2022.

Ana Ferreira, André Melhor, Jandiaci Barreto, Luiz Paiva, and Ecivaldo Matos. 2015. Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica. 256.

Joana Goulart, José Bizelli, and Sebastião Souza Lemes. 2017. O uso do computador na sala de aula da Escola Rural. Revista Tecnologia Educacional 01, 106–117.

Mychelline Souto Henrique, Adelito Borba Farias, Felipe Oliveira Miranda Cunha, and Pasqueline Dantas Scaico. 2013. Proposta para Construção de Sequências Didáticas para aulas de Matemática com uma Atividade de Computação Desplugada. Nuevas Ideas en Informática Educativa.

Clemente Izurieta and Sharlyn Gunderson-Izurieta. 2018. An Experiential Report on Using a Software Factory in a Rural State to Promote Entrepreneurship. 1–6.

Zhu JingDong and Zhou Zhen. 2010. Continuing Education and Training of Teachers in Rural Areas Based on Mobile Learning and Mobile Services. 3273 – 3275.

Yara Camila Macedo Lopes. 2019. Estágio supervisionado i: práticas pedagógicas com o uso das tics e robótica educacional na educação infantil. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60377. Acesso em: 04 de janeiro de 2023. In Anais VI CONEDU.

Maraísa Fonseca Machado, Caroline Vieira Santos, and Rita de Cássia T. Araújo. 2013. Utilização da informática como recurso de ensino – aprendizagem: Uma revisão bibliográfica. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 de março de 2022.

Maria Diva de Medeiros. 2010. A escola rural e o desafio da docência em salas multisseriadas: o caso do seridó norteriograndense. Master’s thesis. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

M. A. Park and J. Lee. 2016. Rural Minorities in Computing Education: A Study of Rural Schools with No CS/IT Courses in Oklahoma. In 2016 International Conference on Computational Science and Computational Intelligence. 370–373.

Elisângela Ribas dos Santos, Graciele Soares, Guilherme Dal Bianco, João Bernardes da Rocha Filho, and Regis Lahm. 2016. Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC 15, 3, 99–112.

Arnoldo Rodríguez. 2013. Learning by teaching robotics with mobile devices in rural areas. In International Conference on Information Society (i-Society 2013). 117–122.

David Silva, Matti Tedre, and Mikko Apiola. 2013. Pedagogy of 1:1 computing in Colombia: A case study of three rural schools. ACM International Conference Proceeding Series, 179–187.

Deivid Eive Silva, Marialina Sobrinho, and Natasha Valentim. 2020. Educação 4.0: um Estudo de Caso com Atividades de Computação Desplugada na Amazônia Brasileira.

Firmiano Silva, Carlos Pavan, and Walteno Junior. 2016. A voz do campo: uma experiência unindo educação e tecnologia no meio rural. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 5, 1, 791.

Vladimir Silva, Luis Silva, and Rozelma França. 2017. Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. 805.

CS Unplugged. 2019. Rescue Mission. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 de maio de 2022.

Anacilia Vieira, Odette Passos, and Raimundo Barreto. 2013. Um relato de experiência do uso da técnica Computação Desplugada. Anais do XXI WEI, 670–679.

Max Anderson Vizoto. 2015. Uso da informática por professores do campo. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de novembro de 2021.

Wu Yiqiang, He Wei, and Tan Junshan. 2009. Status, Function and Development Trend of Distance Education in the Rural Areas of China. 0, 181–184.
Publicado
24/04/2023
SANTOS , Natália Santana dos; MEDEIROS, Andressa de Souza S.; SILVA JUNIOR, Nildo Pereira da; HERCULANI, Júlio Budiski; TONHÃO, Simone de França; CADETTE, William de Araujo; PRATES, Jorge Marques. Uma contribuição na inserção da Computação nas escolas rurais por meio de computação desplugada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 145-153. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228136.