Robótica Educacional e Habilidades do Século XXI: Um Estudo de Caso com Estudantes do Ensino Médio
Resumo
Dentre inúmeras possibilidades de uso da computação em sala de aula, a robótica educacional emerge como uma alternativa que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades do século XXI e atitudes dos estudantes em relação à tecnologia. Este trabalho descreve uma experiência do uso da robótica educacional de baixo custo para alunos do ensino médio regular da rede pública de ensino. Nossas observações apontam para a possibilidade da aplicação de conceitos sob demanda e por exploração, a construção de produtos de baixo custo e o desenvolvimento eficiente de atividades de robótica. Por outro lado, a falta de infraestrutura em escola limitou o desenvolvimento das atividades. Em geral, os estudantes mostraram uma atitude positiva em relação à robótica e ao desenvolvimento de suas habilidades, mas em alguns pontos específicos o que foi mensurado nesses aspectos diverge de algumas observações feitas pelo investigador-instrutor. Esperamos que esta experiência auxilie pesquisadores e professores na aplicação de robótica em outros contextos e explore de forma mais profunda suas relações com as habilidades do século XXI.
Referências
Saira Anwar, Nicholas Alexander Bascou, Muhsin Menekse, and Asefeh Kardgar. 2019. A systematic review of studies on educational robotics. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER) 9, 2, 2.
Bradley S Barker and John Ansorge. 2007. Robotics as means to increase achievement scores in an informal learning environment. Journal of research on technology in education 39, 3, 229–243.
Fabiane Barreto Vavassori Benitti. 2012. Exploring the educational potential of robotics in schools: A systematic review. Computers & Education 58, 3, 978–988.
Fabiane Barreto Vavassori Benitti, Adilson Vahldick, Diego Leonardo Urban, Matheus Luan Krueger, and Arvid Halma. 2009. Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 1. 1811–1820.
Marilyn Binkley, Ola Erstad, Joan Herman, Senta Raizen, Martin Ripley, May Miller-Ricci, and Mike Rumble. 2012. Defining twenty-first century skills. In Assessment and teaching of 21st century skills. Springer, 17–66.
República Federativa do Brasil. 2018. Base Nacional Comum Curricular.
Daniela Conti, Santo Di Nuovo, and Alessandro Di Nuovo. 2019. Kindergarten children attitude towards humanoid robots: what is the effect of the first experience?. In 2019 14th ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction (HRI). IEEE, 630–631.
Sociedade Brasileira de Computação. [n.d.]. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. [link].
A Eguchi. 2017. Bringing Robotics in Classrooms. In Robotics in STEM Education: Redesigning the Learning Experience. Springer, 3–32.
Mustafa Serkan Gunbatar and Halit Karalar. 2018. Gender differences in middle school students’ attitudes and self-efficacy perceptions towards mBlock programming. European Journal of Educational Research 7, 4, 925–933.
Fatima Kaloti-Hallak, Michal Armoni, and Mordechai Ben-Ari. 2015. Students’ attitudes and motivation during robotics activities. In Proceedings of the Workshop in Primary and Secondary Computing Education. 102–110.
Sevda Kucuk and Burak Sisman. 2020. Students’ attitudes towards robotics and STEM: Differences based on gender and robotics experience. International Journal of Child-Computer Interaction 23, 100167.
Beng Yong Lee, Lee Hung Liew, Mohd Yazid Bin Mohd Anas Khan, and Azlina Narawi. 2020. The effectiveness of using mbot to increase the interest and basic knowledge in programming and robotic among children of age 13. In Proceedings of the 2020 The 6th International Conference on E-Business and Applications. 105–110.
Adriana Machado, Juliana Câmara, and Vicente Willians. 2018. Robótica Educacional: Desenvolvendo Competências para o Século XXI. In III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+ E). 215–226.
Lúcia Helena Martins-Pacheco, L Degering, Fernanda Mioto, C von Wangenheim, A Borgato, and Giani Petri. 2020. Improvements in bASES21: 21st-century skills assessment model to K12. In Proceedings of the 12th International Conference onComputer Supported Education. 297–307.
MEC/CNE/CEB. 2022. Anexo ao Parecer CNE/CEB 2/2022 - Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [link].
MEC/CNE/CEB. 2022. Parecer CNE/CEB 2/2022 - Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [link].
MEC/CNE/CEB. 2022. Resolução CNE/CEB 1/2022 - Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [link].
Fernanda Mioto, Giani Petri, Christiane Gresse von Wangenheim, Adriano Ferreti Borgatto, and Lúcia Helena Martins Pacheco. 2019. bASES21 – Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação 27, 01, 26.
João Pedro A. Moraes and Roberto A. Bittencourt. 2023. Tradução e Validação de um Instrumento para Mensurar Atitudes em Relação à Robótica. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2023) (On-line). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
GE Palaigeorgiou, PD Siozos, Nikos I Konstantakis, and Ioannis A Tsoukalas. 2005. A computer attitude scale for computer science freshmen and its educational implications. Journal of computer assisted learning 21, 5, 330–342.
H Sánchez, LS Martínez, and JD González. 2019. Educational robotics as a teaching tool in higher education institutions: A bibliographical analysis. In Journal of Physics: Conference Series, Vol. 1391. IOP Publishing, 012128.
Burak Sisman and Sevda Kucuk. 2018. A Validity and Reliability Study of the Turkish Robotics Attitude Scale for Middle School Students. 19, 1, 284–299.
Isabelle Maria Lima Souza, Wilkerson L Andrade, and Livia S Campos Sampaio. 2021. Aplicações da Robótica Educacional para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Contexto do Ensino Médio Integral. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 44–54.
Lai Poh Emily Toh, Albert Causo, Pei-Wen Tzuo, I-Ming Chen, and Song Huat Yeo. 2016. A review on the use of robots in education and young children. Journal of Educational Technology & Society 19, 2, 148–163.