Ensino Remoto de Programação em Java para Estudantes do Ensino Técnico Utilizando Tablets: Um Relato de Experiência

Resumo


O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais profissionais qualificados, implicando que escolas profissionais e cursos de graduação em TI tracem estratégias para atender a esta demanda. O ensino de programação da linguagem Java faz parte do cotidiano de muitas instituições, e um dos principais desafios são os meios utilizados para as aulas práticas. Além disso, o ensino remoto tornou as aulas práticas em programação ainda mais desafiadoras. Neste contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência do ensino remoto de programação em Java para estudantes de um curso técnico em informática utilizando tablets. Este trabalho apresenta resultados da avaliação do ensino remoto de programação e o uso desses dispositivos referentes à motivação, interação, produtividade, benefícios e dificuldades dos estudantes. Como principais resultados: muitos alunos reconheceram que o uso do tablet trouxe benefícios e houve ganho de produtividade nas práticas.

Palavras-chave: Linguagem de programação, Tablets, Educação profissional, Práticas

Referências

Ricardo José dos Santos Barcelos, Magda Bercht, and Liane Margarida Rockenbach Tarouco. 2009. O uso de mobile learning no ensino de algoritmos. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 7, n. 3 (2009), p. 327-337.

Priscila Cadorin Nicolete, Eduardo Tocchetto de Oliveira Júnior, Marta Adriana Cristiano, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Eduardo de Vila, and Juarez Bento da Silva. 2019. ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE REALIDADE AUMENTADA E LABORATÓRIO REMOTO NO ENSINO DE FÍSICA. RENOTE 17, 3, 345–355.

Ronney Castro, Tadeu Classe, and Sean Siqueira. 2022. Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 163–170.

Clemilson Costa dos Santos, Emanuel Ferreira Coutinho, Gabriel Antoine Louis Paillard, and Leonardo Oliveira Moreira. 2020. Um relato sobre os desafios das atividades remotas em um curso de graduação presencial diante das medidas de prevenção contra o SARS-CoV-2. RENOTE 18, 1.

Flávio Henrique Toribio Destro and Fabio Iaione. 2019. Desenvolvimento de Laboratório Remoto Utilizando Módulo Didático para Ensino de Microcontroladores. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE).

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO. 2008. Lei nº 14.272, de 19 de dezembro de 2008. Diário Oficial [do] Estado do Ceará. [link]

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO. 2021. Lei nº 17.494, de 25 de maio de 2021. Diário Oficial [do] Estado do Ceará. [link]

Daniel Severo Estrázulas, Marco Antonio Corrêa, Adilson Vahldick, and Mauro Marcelo Mattos. 2009. Ensinando Programação Através de Dispositivos Móveis: Mobile Furbot e iFurbot. XVIII Seminário de Computação-FURB. Blumenau, SC.

Emanuel Ferreira Coutinho and José Gilvan Rodrigues Maia. 2021. Um relato das percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a produtos educacionais. RENOTE 19, 2, 262–271.

Alex Lacerda Gomes Loiola and Francisco Kelsen de Oliveira. 2021. Mapeamento sistemático sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de lógica de programação no ensino médio. RENOTE 19, 1, 523–532.

Alexandre R Ordakowski, Jonata S Rodrigues, Antônio R Silva, João RS, Franciano Antunes Rosa, and Leo MLS Garcia. 2017. Desenvolvimento de uma aplicação Mobile para o ensino-aprendizagem de linguagem de programação Java. UNEMAT - Universidade Estadual do Mato Grosso.

Felício Gobbi Hoffmann Santos Pereira, Graziela Santos De Araújo, Luciana Montera Cheung, Anderson Viçoso De Araujo, and Heitor Batistela Zunta. 2020. Relato da utilização da plataforma App Inventor como ferramenta de ensino de lógica de programação para professores da Rede Básica de Ensino. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 86–90.

João Pinheiro, Julia Godinho, Yuri Guedes, Glosdemberger Cardoso, Débora Zumpichiatti, and Janaína Gomide. 2019. Programa (ação): Atividades lúdicas para ensino de programação em escolas públicas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educaçao em Computaçao. 91–100.

Vinicius Gadis Ribeiro, Jorge Zabadal, Ederson Staudt, Sidnei Renato Silveira, and Cristiano Bertolini. 2020. Planejamento de Experiências para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia de COVID-19. In Da educação básica ao ensino superior: os desafios dos docentes no século XXI - volume II, Welligton Junior Jorge and Cecilio Argolo Junior (Eds.). Uniedusul Editora, 204–213.

Francisco Romes da Silva Filho and Emanuel Ferreira Coutinho. 2021. Uma análise qualitativa sobre as disciplinas de fundamentos de programação e estrutura de dados com grounded theory. RENOTE 19, 1, 554–563.

Bianca Souza, Nécio Veras, Mayara Olivindo, Elanne Mendes, Lincoln Rocha, and Windson Viana. 2022. Ensino invertido de Estrutura de Dados no contexto do Ensino Remoto Emergencial. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 77–87.

Draylson Micael Souza, Marisa Helena da Silva Batista, and Ellen Francine Barbosa. 2016. Problemas e dificuldades no ensino de programação: Um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação 24, 1, 39.

Franciely Alves Souza, Taciana Pontual Falcão, and Rafael Ferreira Mello. 2021. O Ensino de Programação na Educação Básica: Uma Revisão da Literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1265–1275.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Érica Brandão Moraes, Martiza Consuelo Ortiz Sanchez, Deise Ferreira de Souza, and Marina Caroline Marques Dias Pacheco. 2020. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development 9, 9.

Débora Zumpichiatti, Gabriel SantClair, Joao Victor Moreira, and Janaina Gomide. 2021. Um Relato Sobre a Experiência do Ensino de Programação para Crianças e Jovens de Forma Remota. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 161–170.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MATIAS, Claudiano; BEZERRA, Carla; COUTINHO, Emanuel. Ensino Remoto de Programação em Java para Estudantes do Ensino Técnico Utilizando Tablets: Um Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 184-193. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228198.