Um Relato de Experiência sobre a Oferta da Disciplina Desenvolvimento de Software Livre para os Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Resumo
Além de ser uma excelente oportunidade de aprendizado, a participação em projetos de software livre pode ser um diferencial na carreira de um profissional, pois diversas empresas têm valorizado e buscado esse tipo de experiência nos currículos dos seus futuros colaboradores. Assim, torna-se importante que estudantes de Computação tenham contato com o universo do software livre, a fim de conhecerem suas potencialidades e desafios, bem como terem a oportunidade de lidar com problemas reais, vivenciados diariamente na indústria de software. Uma das formas de proporcionar esse contato é por meio da oferta de disciplinas com esta temática. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência sobre a oferta da disciplina "Desenvolvimento de Software Livre" para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Como principais destaques deste relato, têm-se que: (i) não houve desistências ao longo do semestre; (ii) o percentual de aprovação foi de 100%; (iii) a partir das respostas dadas em um questionário respondido por 20 estudantes, percebeu-se que 19 (95%) deles(as) recomendariam fortemente a disciplina a outras pessoas e 16 (80%) se sentiram mais confiantes e mais preparados(as) para contribuir com projetos de software livre, após terem cursado a disciplina; (iv) houve relatos de estudantes que, após terem cursado a disciplina, contribuíram com bibliotecas de software livre para resolverem problemas em seus locais de trabalho; entre outros.
Referências
Sogol Balali, Igor Steinmacher, Umayal Annamalai, Anita Sarma, and Marco Aurelio Gerosa. 2018. Newcomers’ Barriers. . . Is That All? An Analysis of Mentors’ and Newcomers’ Barriers in OSS Projects. Computer Supported Cooperative Work (CSCW) 27, 3, 679–714.
Grant Braught, John Maccormick, James Bowring, Quinn Burke, Barbara Cutler, David Goldschmidt, Mukkai Krishnamoorthy, Wesley Turner, Steven Huss-Lederman, Bonnie Mackellar, et al . 2018. A multi-institutional perspective on H/FOSS projects in the computing curriculum. ACM Transactions on Computing Education (TOCE) 18, 2, 1–31.
Ramon Camargo, Carlos Ribeiro, Fabio Sordi Junior, Paulo Anastácio, and José Merlin. 2019. Utilização de Pygame para Ensino e Aprendizado de Orientação a Objetos. In Anais do XVI Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Foz do Iguaçu). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 164–167.
Alexsander Canez and Carlos Severo. 2016. Implicações do software livre no ensino e aprendizagem: um estudo de caso no ensino médio politécnico. In Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (Uberlândia). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 476–484.
D. Carrington and S.-K. Kim. 2003. Teaching software design with open source software. In 33rd Annual Frontiers in Education, 2003. FIE 2003., Vol. 3. IEEE, Westminster, CO, USA, S1C–9.
Fernando Castor. [n.d.]. Desenvolvimento de Software de Código Aberto/Livre. Retrieved 14 out 2022 from https://sites.google.com/a/cin.ufpe.br/floss/
Presidência da República. 1998. Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Retrieved 14 out 2022 from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
Amanda Maria de Oliveira, Adriana Virgínia de Azevedo, Gelly Mota, Roberia Lourenço, Felipe Gilberto Dantas, and Dennys Maia. 2019. Software Educativo Encantando Cordel. In Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Recife). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 610–616.
Lin Deng, Josh Dehlinger, and Suranjan Chakraborty. 2020. Teaching Software Testing with Free and Open Source Software. In 2020 IEEE International Conference on Software Testing, Verification and Validation Workshops (ICSTW). IEEE, Porto, Portugal, 412–418.
Luciana Mara Diniz and Fischer Ferreira. 2018. Kahoot!: um relato de experiência no contexto acadêmico. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação (Natal). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 10.
Karl Fogel. 2018. Producing Open Source Software How to Run a Successful Free Software Project. http://producingoss.com
Igor Steinmacher; Gustavo Pinto; Igor Wiese; Marco Aurelio Gerosa. 2020. Software livre. In Computação e Sociedade - Volume 3: A tecnologia. EdUFMT Digital, Cuiabá-MT, 47–65.
Github.com. [n.d.]. Bifurcar um repositório. Retrieved 17 out 2022 from https://docs.github.com/pt/get-started/quickstart/fork-a-repo
Github.com. [n.d.]. Sobre solicitação de pull. Retrieved 17 out 2022 from [link].
Google. [n.d.]. About Google Open Source. Retrieved 14 out 2022 from https://opensource.google/about
Brad Hollister and Juan Leon. 2022. Open-Source Development in Undergraduate Software Engineering Education. International Journal on E-Learning 21, 2, 139– 161.
Fabio Kon. [n.d.]. MAC0470 - Desenvolvimento de Software Livre. Retrieved 14 out 2022 from [link]
Avelino F. Zorzo; Daltro Nunes; Ecivaldo S. Matos; Igor Steinmacher; Jair C. Leite; Renata Araujo; Ronaldo C. M. Correia; Simone Martins. 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. SBC. Retrieved 14 out 2022 from [link].
J.T.S. Moore. [n.d.]. Revolution OS. Retrieved 17 out 2022 from https://www.youtube.com/watch?v=Z3f-M43DiD4
Debora Maria Coelho Nascimento, Christina von Flach Garcia Chavez, and Roberto Almeida Bittencourt. 2019. Does FLOSS in Software Engineering Education Narrow the Theory-Practice Gap? A Study Grounded on Students’ Perception. In IFIP International Conference on Open Source Systems. Springer, 153–164.
Ana Perin, Polianna Paim, and Natasha Valentim. 2021. Experiência sobre o uso de ferramentas de apoio à pesquisa experimental em uma disciplina de IHC. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 1297–1307.
Maksym Petrenko, Denys Poshyvanyk, Vaclav Rajlich, and Joseph Buchta. 2007. Teaching Software Evolution in Open Source. Computer 40, 11, 25–31.
Gustavo Pinto. 2021. Open Source Licensing 101 - From Concepts to Practical Implications (1ª ed.). Self-published.
Eric S. Raymond. [n.d.]. The Cathedral and the Bazaar. Retrieved 17 out 2022 from http://catb.org/esr/writings/cathedral-bazaar
Gabriela Ribeiro, Julilma Reis, Rodrigo Franco, Maria Felix, Albertina Guedes, and Ubirajara Nogueira. 2017. Software livre como ferramenta no processo do ensino aprendizado: uma experiência com turmas do EJA. In Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (Recife). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 974–982.
Fabio Kon; Nelson Lago; Paulo Meirelles; Vanessa Sabino. 2011. Software Livre e Propriedade Intelectual: Aspectos Jurídicos, Licenças e Modelos de Negócio. In Jornada de Atualização em Informática (JAI) do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Editora PUC-Rio, 59–107.
Eduardo Henrique Silva. 2018. A Gamificação na Educação Superior a Distância: o Programa Desafio Nota Máxima. In Anais do II Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste (Campo Grande/MS). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
Igor Steinmacher, Tayana Conte, Marco Aurélio Gerosa, and David Redmiles. 2015. Social Barriers Faced by Newcomers Placing Their First Contribution in Open Source Software Projects. In Proceedings of the 18th ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work amp; Social Computing (Vancouver, BC, Canada) (CSCW ’15). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 1379–1392.
Simone Tonhão, Williamson Silva, Thelma Colanzi, and Igor Steinmacher. 2022. Uma plataforma gamificada de desafios baseados em worked examples extraídos de projetos de Software Livre para o ensino de Engenharia de Software. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 33–38.
Guangming Xing. 2010. Teaching Software Engineering Using Open Source Software. In Proceedings of the 48th Annual Southeast Regional Conference (Oxford, Mississippi) (ACM SE ’10). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 57, 3 pages.