A Liga do Pensamento Computacional: uma narrativa distópica para gamificar uma disciplina introdutória de computação
Resumo
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde 2019 oferecemos uma disciplina obrigatória para estudantes ingressantes que foi concebida para promover o desenvolvimento de habilidades que serão necessárias para todo o curso e para a prática profissional ao longo da vida. A disciplina tem o propósito de apresentar o curso escolhido, a Computação e suas diferentes áreas, favorecer o desenvolvimento do Pensamento Computacional, e promover o pensamento crítico. Neste artigo, apresentamos o relato de experiência sobre o uso de uma narrativa distópica conectando todos os conteúdos e atividades da disciplina para: 1. promover o engajamento e o interesse de estudantes na disciplina; 2. apresentar conceitos e tópicos relevantes sobre a área e sobre o curso escolhido; e 3. trabalhar questões não técnicas, como questões éticas e de responsabilidade profissional. Com base em opiniões de 45 discentes, obtidas por meio de um questionário aplicado ao final da disciplina, foi possível identificar que a narrativa atendeu aos seus três propósitos, contribuindo positivamente com o início do curso.
Palavras-chave:
Educação de computação, Brasil, EduComp
Referências
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Publicado
24/04/2023
Como Citar
PEREIRA, Roberto; REIS, Rachel; OLIVEIRA, Leonam; DERENIEVICZ, Guilherme; PERES, Leticia; SILVA, Fabiano.
A Liga do Pensamento Computacional: uma narrativa distópica para gamificar uma disciplina introdutória de computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 205-215.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228207.