Gamificando Aulas Invertidas no Ensino de Engenharia de Requisitos: Um Relato de Experiência

Resumo


Diversas metodologias ativas vem sendo estudadas e aplicadas no ensino de Engenharia de Software com o propósito de tornar as aulas mais dinâmicas e engajadoras. Neste artigo, é relatada uma experiência de ensino que combina a metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI) com técnicas de Gamificação. A abordagem envolveu a preparação de roteiros de estudo com elementos de gamificação, atividades práticas gamificadas em sala de aula, um sistema de recompensas que permitia a troca de pontos por benefícios nas avaliações da disciplina e badges de personalidades importantes da área de estudo. O relato descreve uma experiência de aplicação da abordagem em uma turma de Engenharia de Requisitos do ensino superior com 41 estudantes após a retomada das atividades presenciais. A experiência compreendeu 6 aulas durante 3 semanas. A percepção dos estudantes foi positiva em relação aos roteiros de estudo, formato da aula e impacto na aprendizagem. Em relação ao aprendizado, observou-se um impacto positivo em três dos quatro conteúdos aplicados com um nível de significância de 95%, atingindo um ganho médio de até 32.1% na nota dos alunos comparando pós e pré-testes.

Palavras-chave: flipped classes, gamification, requirements engineering, experience report

Referências

Daniel N Araujo, MLP de M Cruz, João Henrique Pimentel, Mariana Duque, and Fernanda Alencar. 2016. Jogos Educativos no Ensino da Engenharia de Requisitos. IX Fórum de Educação em Engenharia De Software (FEES), Maringá.

Jonathan Bergmann and Aaron Sams. 2012. Flip your classroom: Reach every student in every class every day. International society for technology in education.

Michelle Briffa, Nevena Jaftha, Giuseppe Loreto, Flavia Cristina Morone Pinto, Tatjana Chircop, and Corradino Hill. 2020. Improved students’ performance within gamified learning environment: A meta-analysis study. International Journal of Education and Research 8, 1, 223–244.

Alex Felipe Ferreira Costa, Alex Frederico Mathias Felix de Melo, Gabriel Gonçal ves Moreira, Marcos de Alencar Carvalho, and Marcos Vinícius de Andrade Lima. 2017. Aplicaçao de sala invertida e elementos de gamificaçao para melhoria do ensino-aprendizagem em programaçao orientada a objetos.

Simone de Sousa Borges, Vinicius HS Durelli, Helena Macedo Reis, and Seiji Isotani. 2014. A systematic mapping on gamification applied to education. In Proceedings of the 29th annual ACM symposium on applied computing. 216–222.

Marcelo Luis Fardo. 2013. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote 11, 1.

Bruna Ferreira, Simone Barbosa, and Tayana Conte. 2018. Creating personas focused on representing potential requirements to support the design of applications. In Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. 1–9.

Bruna Ferreira, Simone Barbosa, and Tayana Conte. 2018. Creating personas focused on representing potential requirements to support the design of applications. In Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. 1–9.

Dan Hunter and Kevin Werbach. 2012. For the win. Vol. 2. Wharton digital press. [link].

Rodrigo Henrique Barbosa Monteiro, Maurício Ronny de Almeida Souza, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira, Carlos dos Santos Portela, and Cesar Elias de Cristo Lobato. 2021. The diversity of gamification evaluation in the software engineering education and industry: Trends, comparisons and gaps. In 2021 IEEE/ACM 43rd International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training (ICSE-SEET). IEEE, 154–164.

Lennart E Nacke and Christoph Sebastian Deterding. 2017. The maturing of gamification research. Computers in Human Behaviour, 450–454.

Wilk Oliveira, Ig Ibert Bittencourt, Diego Dermeval, and Seiji Isotani. 2021. Gamificação e Informática na Educação. Vol. 2. Sampaio, Fábio F., Pimentel, Mariano, and Santos, Edméa O. (Org.). Informática na Educação: games, inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e computação ubíqua. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.7) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/gamificacao.

Mayara Olivindo, Necio Veras, Windson Viana, Mariela Cortés, and Lincoln Rocha. 2021. Gamifying flipped classes: An experience report in software engineering remote teaching. In Brazilian Symposium on Software Engineering. 143–152.

ofia Ouhbi, Ali Idri, José Luis Fernández-Alemán, and Ambrosio Toval. 2015. Requirements engineering education: a systematic mapping study. Requirements Engineering 20, 2, 119–138.

Roberto Pereira, Kamila RH Rodrigues, and Milene Selbach Silveira. 2021. GamifiCHI: thematized badges for HCI courses. In Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. 1–10.

Fabrício Pinto and Paulo Silva. 2019. EduGamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 414–428.

Ana Paula Batalha Ramos and Rafael dos Anjos Mendes Tavares. [n.d.]. Sala de aula invertida: possibilidades de outras relações com o conhecimento na área de Biologia.

Luis Henrique Carvalho Rosa, Luísa Perin Lucca, Eduardo Luis Lemos, Giliane Bernardi, and Roseclea Duarte Medina. 2017. Jogos para Ensino de Levantamento de Requisitos de Software: uma Revisão Sistemática de Literatura. RENOTE 15, 2.

Sebastião Henrique Nascimento Santos, Yandson de Jesus Saraiva Costa, Davi Viana dos Santos, Alex Oliveira Barradas Filho, João Batista Bottentuit Junior, and Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos. 2020. Identificando Jogos Sérios Para o Ensino de Engenharia de Software no Brasil Através de Um Mapeamento Sistemático. Research, Society and Development 9, 7, e329973702–e329973702.

uliano Rossato da Silva et al. 2021. SchoolGamify: uma proposta de aplicativo mobile para implementar a gamificação e a sala de aula invertida no contexto escolar.

Sidnei Renato Silveira, Adriana Soares Pereira, Cristiano Bertolini, Fabio Parreira, and Nara Bigolin. 2018. Educação a Distância, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas: possibilidades para o ensino de programação de computadores. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 7. 1052.

Crystal Han-Huei Tsay, Alexander Kofinas, and Jing Luo. 2018. Enhancing student learning experience with technology-mediated gamification: An empirical study. Computers & Education 121, 1–17.

Nécio L Veras, Lincoln S Rocha, and Windson Viana. 2020. Flipped Classroom in Software Engineering: A Systematic Mapping Study. In Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering. 720–729.

Sarah Zappe, Robert Leicht, John Messner, Thomas Litzinger, and Hyeon Woo Lee. 2009. "Flipping"the classroom to explore active learning in a large undergraduate course. In ASEE Annual Conference and Exposition, Conference Proceedings.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Maria Elanne M.; DAMAZIO, Gabriela Nayara; VERAS, Necio; MARQUES, Anna Beatriz; VIANA, Windson. Gamificando Aulas Invertidas no Ensino de Engenharia de Requisitos: Um Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 226-236. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228237.