Gamificando Aulas Invertidas no Ensino de Engenharia de Requisitos: Um Relato de Experiência

Resumo


Diversas metodologias ativas vem sendo estudadas e aplicadas no ensino de Engenharia de Software com o propósito de tornar as aulas mais dinâmicas e engajadoras. Neste artigo, é relatada uma experiência de ensino que combina a metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI) com técnicas de Gamificação. A abordagem envolveu a preparação de roteiros de estudo com elementos de gamificação, atividades práticas gamificadas em sala de aula, um sistema de recompensas que permitia a troca de pontos por benefícios nas avaliações da disciplina e badges de personalidades importantes da área de estudo. O relato descreve uma experiência de aplicação da abordagem em uma turma de Engenharia de Requisitos do ensino superior com 41 estudantes após a retomada das atividades presenciais. A experiência compreendeu 6 aulas durante 3 semanas. A percepção dos estudantes foi positiva em relação aos roteiros de estudo, formato da aula e impacto na aprendizagem. Em relação ao aprendizado, observou-se um impacto positivo em três dos quatro conteúdos aplicados com um nível de significância de 95%, atingindo um ganho médio de até 32.1% na nota dos alunos comparando pós e pré-testes.

Palavras-chave: flipped classes, gamification, requirements engineering, experience report

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Publicado
24/04/2023
RODRIGUES, Maria Elanne M.; DAMAZIO, Gabriela Nayara; VERAS, Necio; MARQUES, Anna Beatriz; VIANA, Windson. Gamificando Aulas Invertidas no Ensino de Engenharia de Requisitos: Um Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 226-236. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228237.