PIBID em Computação: desafios, estratégias e resultados da formação docente em um contexto pandêmico

Resumo


Ações para formação do exercício docente são importantes e necessárias em cursos de licenciatura. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID é um deles que oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais, por meio de experiências reais, com atuação direta no ambiente escolar. Este artigo relata a experiência da execução do PIBID em Computação, sob a perspectiva da coordenação de área. Destaca-se a necessidade de adaptação para a condução completamente remota, com novos desafios e necessidades emergentes ao contexto pandêmico. O subprojeto relaciona a introdução do Pensamento Computacional e o Movimento Maker como incentivo à "mão na massa" para produzir materiais didáticos com criatividade, além de saber selecionar e usar tecnologias digitais no planejamento de cenários de aprendizagens. O artigo também apresenta os principais resultados, como soluções didáticas para o ensino de Computação nos eixos cultura digital e tecnologia digital.

Palavras-chave: Formação discente, Ensino de Computação, Ensino remoto

Referências

Francione Charapa Alves, Elcimar Simão Martins, Maria Cleide da Silva Ribeiro 753 Leite. O PIBID e a aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2021.

Wilk Oliveira, Rozelma França, André Lemos, Marcia Kniphoff da Cruz, Pasqueline Scaico, Haroldo Amaral, Lilian Pereira Teixeira. Os Desafios Enfrentados pela Licenciatura em Computação que a Comunidade de Educação em Computação Precisa Conhecer. Anais do Workshop sobre Educação em Computação – WEI, 2020.

Paulo Blikstein. O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação, 2008. [link].

Christian Puhlmann Brackmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017, 221f. https://www.researchgate.net/publication/322684630

Brasil, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Jeannette M. Wing. Computational Thinking 2006. [link]

Sociedade Brasileira de Computação – SBC , Ministério da Educação. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. [link].

CIEB, Centro de Inovação para a Educação Brasileira.. https://curriculo.cieb.net.br/

Juliana Medeiros, Carine Loureiro Bueira, André Peres, Karen Selbach Borges. Movimento maker e educação: análise sobre as possibilidades de uso dos Fab Labs para o ensino de Ciências na educação Básica. FABLEARN BRAZIL, 2016.

Reynaldo Fernandes. Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). Textos para discussão, 2007.

Guilherme Calôba, Mario Klaes.Gerenciamento de Projetos com PDCA. Alta Books Editora, 2016.

Ana Claudia Ferrari, Daniela Machado, Mariana Ochs. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020. https://educamidia.org.br/guia

Rafael Sabbagh. Scrum: Gestão ágil para projetos de sucesso. Editora Casa do Código, 2014.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Ariane Nunes; RODRIGUES, Cleyton Mário de Oliveira. PIBID em Computação: desafios, estratégias e resultados da formação docente em um contexto pandêmico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 237-246. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228263.