PIBID em Computação: desafios, estratégias e resultados da formação docente em um contexto pandêmico

Resumo


Ações para formação do exercício docente são importantes e necessárias em cursos de licenciatura. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID é um deles que oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais, por meio de experiências reais, com atuação direta no ambiente escolar. Este artigo relata a experiência da execução do PIBID em Computação, sob a perspectiva da coordenação de área. Destaca-se a necessidade de adaptação para a condução completamente remota, com novos desafios e necessidades emergentes ao contexto pandêmico. O subprojeto relaciona a introdução do Pensamento Computacional e o Movimento Maker como incentivo à "mão na massa" para produzir materiais didáticos com criatividade, além de saber selecionar e usar tecnologias digitais no planejamento de cenários de aprendizagens. O artigo também apresenta os principais resultados, como soluções didáticas para o ensino de Computação nos eixos cultura digital e tecnologia digital.

Palavras-chave: Formação discente, Ensino de Computação, Ensino remoto

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Publicado
24/04/2023
RODRIGUES, Ariane Nunes; RODRIGUES, Cleyton Mário de Oliveira. PIBID em Computação: desafios, estratégias e resultados da formação docente em um contexto pandêmico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 237-246. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228263.