Uma Ferramenta para Auxiliar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Crianças

  • Arthur Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Felipe Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Glaucia Campos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) tem sido aplicado como uma estratégia para a resolução de problemas por meio dos conceitos da Computação. Na educação, a aplicação do PC representa uma forma de disseminar informações e produzir conhecimento. É possível encontrar na literatura diferentes soluções que aplicam esse conceito. Porém, cada solução deve considerar fatores como o nível de escolaridade, o conteúdo abordado e o sistema de ensino (público/privado) devido aos custos gerados. Este trabalho apresenta o processo de modelagem/simulação de uma ferramenta (brinquedo de programar), baseada em Arduino, com a finalidade de auxiliar a aplicação das concepções do PC na Educação Infantil. Para comprovar o seu funcionamento correto, a arquitetura da ferramenta foi implementada nos simuladores Proteus e Tinkercad e foram realizadas várias simulações. Espera-se que a ferramenta possa ser construída e implementada, futuramente, em escolas carentes de recursos e soluções com esse propósito.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Arduino, Educação Infantil

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Publicado
24/04/2023
SANTOS, Arthur; OLIVEIRA, Felipe; CAMPOS, Glaucia. Uma Ferramenta para Auxiliar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Crianças. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 310-318. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228213.