Cyberbullying na Escola: Entendendo e Lidando com a Crueldade Online

Resumo


Ensinar computação na escola vem sendo alvo de inúmeras discussões, sendo o foco de políticas educacionais recentes em vários países. Porém, educar os estudantes na área é ir além da resolução de problemas, discutindo aspectos críticos e o impacto social que a Computação pode ter na sociedade. Nesse contexto, esta pesquisa propõe um material didático para os Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como foco o trato com o cyberbullying, em diálogo com o que prevê as Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para sua concepção, uma revisão sistemática foi conduzida, além do mapeamento de habilidades de Computação previstas nas Normas ora citadas, e a análise de materiais didáticos correlatos. Tais resultados subsidiaram a criação de histórias em quadrinhos reunidas no livro digital “Cyberbullying: Uma Brincadeira de Mau Gosto” e de uma sequência didática que poderão apoiar uma discussão crítica sobre a temática nas escolas, os quais são apresentados neste artigo.

Palavras-chave: Educação em Computação, Computação na Escola, Material Didático, Cyberbullying

Referências

Parecer CNE/CEB nº 2/2022, aprovado em 17 de fevereiro de 2022 – Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: [link]. Acesso em 23 de jan. 2023.

Anexo ao Parecer CNE/CEB nº 2/2022. Disponível em: [link]. Acesso em 23 de jan. 2023.

KAFAI, Yasmin B.; PROCTOR, Chri. “A Revaluation of Computational Thinking in K–12 Education: Moving Toward Computational Literacies.” Educational Researcher 51, no. 2 (March 2022): 146–51. https://doi.org/10.3102/0013189X211057904

GUZDIAL, M. “Computing education as a foundation for 21st century literacy.” Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, no. 2 (February 2019): 502–503. https://doi.org/10.1145/3287324.3290953

IVARI, Netta; Sharma, Sumita; Ventä-Olkkonen, Leena; Molin-Juustila, Tonja; Kuutti, Kari; Holappa, Jenni; and Kinnunen, Essi (2021). Critical agenda driving child–computer interaction research—Taking a stock of the past and envisioning the future. International Journal of Child-Computer Interaction (2021), 100408.

FREIRE, P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra.

KITCHENHAM, B. and CHARTERS, S.: Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report.

PEREIRA, Wellington G.; FRANÇA, Rozelma Soares de. Ensino de Computação na Educação Básica: Onde está Paulo Freire?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1404-1414. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225273.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Wellington Gomes; FRANÇA, Rozelma Soares de. Cyberbullying na Escola: Entendendo e Lidando com a Crueldade Online. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 359-368. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228374.