Reflexões sobre tecnologias digitais da informação e comunicação sob a perspectiva da educação hacker
Resumo
A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em diversas áreas da sociedade, inclusive na área educacional, proporcionaram modificações e efeitos na vida cotidiana das pessoas, como por exemplo, no comportamento, no trabalho, nos relacionamentos, na forma de se comunicar e de aprender. Diante disso, o propósito deste artigo é refletir sobre os usos efetivos das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação nestes tempos tecnológicos, vislumbrando outras formas de fazer educação, sob a perspectiva da educação hacker. Ressaltamos, assim, que nosso estudo é de caráter teórico reflexivo com contribuições de Castells [1], Coll e Monereo [3], Pretto [4], Selwyn [5], dentre outros estudiosos. Apresentamos, em um primeiro momento, uma explanação conceitual sobre o termo tecnologia e um tipo específico de tecnologias digitais – da informação e comunicação, comumente chamadas de TDIC. Em um segundo momento, refletimos sobre a sua incorporação e usos na educação pensando em qual convite essa tecnologia deverá fazer ao meu aluno para, em seguida, contextualizar o movimento hacker e estabelecermos combinações possíveis com a educação. A partir desse estudo, vislumbramos um horizonte de possibilidades do espírito hacker às práticas pedagógicas para a necessária mudança de paradigma na educação.
Referências
Kenski, Vani Moreira. O que são tecnologias? Como convivemos com as tecnologias? In: Kemski, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012b. (Série Prática Pedagógica). cap. 1, p. 17-27.
Coll, César.; Monereo, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: Coll, César.; Monereo, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. cap. 1, p. 15-46.
Pretto, Nelson De Luca. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. EDUFBA: Salvador, 2017.
Selwyn, Neil. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: Ferreira, Giselle Martins dos Santos; Rosado, Luiz Alexandre da Silva; Carvalho, Jaciara de Sá (orgs.) Educação e Tecnologias: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85-103. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 out. 2020.
Sousa, Angelica Silva de; Oliveira, Guilherme Saramago de; Alves, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n.43, p. 64-83, 2021.
KenskiI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012a. (Coleção Papirus Educação).
Pretto, Nelson; Pinto, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, ANPED, v. 11, n. 31, p. 19-30, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a03v11n31. Acesso em: 22 set. 2020.
Coll, César.; Mauri, Teresa.; Onrubia, Javier. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: Coll, César.; Monereo, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. cap. 3, p. 66-93.
Bonilla, Maria Helena.; Pretto, Nelson De Luca. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 23-40, jul./dez. 2015a. DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.28i94.1666. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 fev. 2020.
Bonilla, Maria Helena.; Pretto, Nelson De Luca. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 499-521, maio/ago. 2015b. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p499. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 out. 2020.
Pretto, Nelson De Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.3042. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 fev. 2020.
Lapa, Andrea.; Pretto, Nelson De Luca. Inovar com os Hackers na Educação. In: Dias, Paulo.; Moreira, Darlinda.; Quintas-Mendes, António (orgs). Inovar para a qualidade na Educação Digital. Lisboa: Universidade Aberta, 2019, Educação a Distância e eLearning (Coleção). cap. 6, p. 100-115. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/8100. Acesso em: 02 mar. 2020.
Gâmbaro, Bruno; Batalha, Marcelo da Luz; Amaral, Sergio Ferreira do. Desmistificando a cultura hacker: será que também não são um deles? In: Amaral, Sérgio Ferreira do; Pretto, Nelson De Luca (orgs.). Ética, hacker e educação. 2 ed. Campinas, São Paulo: FE/UNICAMP, 2012. cap. 8, p. 69-77.
Candian, Elisiana Frizzoni; Bruno, Adriana Rocha. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação e uma possível “Educação Hacker”. Revista Prâksis, Novo Hamburgo,a. 17, n. 2, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2182. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 dez. 2020.
Aspis, Renata Lima. Hackerismo como resistência política. In: Amaral, Sérgio Ferreira do; Pretto, Nelson De Luca (orgs.). Ética, hacker e educação. 2 ed. Campinas, São Paulo: FE/UNICAMP, 2012. cap. 2, p. 12-21.
Figueiredo, Márcia; Ferreira, Ronildo Aparecido; Baptista, Luciana Ferreira. Ética e a Educação são para todos? In: Amaral, Sérgio Ferreira do; Pretto, Nelson De Luca (orgs.). Ética, hacker e educação. 2 ed. Campinas, São Paulo: FE/UNICAMP, 2012. cap. 4, p. 31-39.