Juízes Online são suficientes ou precisamos de um VAR?

  • Alexandre de A. Barbosa Universidade Federal de Alagoas
  • Evandro de Barros Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Patrick Henrique Brito Universidade Federal de Alagoas

Resumo


Tradicionalmente em disciplinas introdutórias de programação, são adotadas atividades práticas de codificação. Nesses exercícios, o professor seleciona um conjunto de problemas e os discentes devem submeter algoritmos/códigos como solução. O professor deve avaliar as soluções propostas fornecendo feedback aos discentes. Uma estratégia amplamente utilizada para agilizar a avaliação das soluções são os juízes on-line. Um juiz on-line indica se um código é correto, ou não, com base em casos de teste. Nesta pesquisa, foi realizado um levantamento com o objetivo de investigar quais processos de avaliação são empregados em disciplinas introdutórias de programação, sendo observadas quais ações são realizadas e quais critérios são considerados por professores e monitores. Tais indagações visam responder a questão “juízes on-line são uma abordagem suficiente para o ensino e a aprendizagem de programação ou é necessário a adoção de um ‘VAR’?”. A análise realizada sobre os dados sugere que juízes on-line são extremamente úteis para avaliação de códigos, mas não são suficientes para contemplar todos os critérios empregados por professores e monitores nas disciplinas.
Palavras-chave: Ensino de programação, Juízes on-line, Avaliação

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Publicado
24/04/2023
BARBOSA, Alexandre de A.; COSTA, Evandro de Barros; BRITO, Patrick Henrique. Juízes Online são suficientes ou precisamos de um VAR?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 386-394. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228224.