Ensino de Processo de Software em Colaboração com Empresas: Uma Experiência Potencialmente Extensionista

Resumo


O ensino de Engenharia de Software se torna mais efetivo quando realizado por meio de experiências práticas reais. Propiciar esse tipo de experiência demanda articular colaborações com empresas e pode se caracterizar como uma prática extensionista a ser utilizada para fins de creditação curricular. Este artigo relata uma experiência de ensino de processo de software onde os estudantes, por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem, modelaram processos de desenvolvimento de empresas desenvolvedoras de software e identificaram oportunidades de melhoria. O trabalho de modelagem e análise de processos de desenvolvimento de software desenvolvido pelos grupos de estudantes produziu resultados práticos que são compartilhados neste artigo. A experiência foi avaliada em relação aos aspectos positivos e desafiadores pelos alunos e pela professora. Na percepção dos estudantes a experiência foi positiva porque propiciou a oportunidade de entrar em contato com processos de desenvolvimentos em cenários reais. Na visão da professora, a experiência auxiliou na formação dos estudantes, assim como estreitou as relações com as empresas de desenvolvimento da região, aumentando as possibilidades de ações extensionistas curricularizadas envolvendo essa comunidade.

Palavras-chave: Educação em Engenharia de Software, Colaboração com Empresas, Extensão Universitária

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Publicado
22/04/2024
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BORDIN, Andréa Sabedra. Ensino de Processo de Software em Colaboração com Empresas: Uma Experiência Potencialmente Extensionista. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 153-160. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2024.237414.