Efetividade de uma Metodologia Ativa vs. Tradicional: Um Estudo de Caso de um Método Comparativo Leve em uma Disciplina de Redes de Computadores

  • Ricardo Couto Antunes da Rocha UFCAT

Resumo


A comparação da efetividade de uma metodologia ativa com métodos tradicionais usualmente exige recursos que nem sempre são condizentes com o contexto de oferta de disciplinas, tamanho de turmas e disponibilidade de pessoal da universidade ou departamento. Este artigo apresenta um método leve de avaliação relativa entre duas metodologias em ensino, quantificando a taxa de sucesso relativa dos alunos em cada método. O método foi aplicado em uma turma de Redes de Computadores 1, para um curso de Ciência da Computação oferecido em uma universidade federal. Para 80% dos alunos, o aproveitamento na metodologia ativa de instrução por pares se mostrou, na média, 75% maior que o método tradicional de ensino, de acordo com a métrica proposta. O artigo discute também as limitações da métrica adotada.

Referências

Akçayır, G. and Akçayır, M. (2018). The flipped classroom: A review of its advantages and challenges. Computers & Education, 126:334–345.

Bispo Jr., E. L., Lopes, R. P., and Santos, S. C. (2021). Peer instruction in computing higher education: A case study of a logic in computer science course in brazilian context. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:1403–1432.

Crouch, C. H. and Mazur, E. (2001). Peer instruction: Ten years of experience and results. American journal of physics, 69(9):970–977.

Deshpande, P., Lee, C. B., and Ahmed, I. (2019). Evaluation of peer instruction for cybersecurity education. In Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’19, page 720–725. ACM.

Deslauriers, L., McCarty, L. S., Miller, K., Callaghan, K., and Kestin, G. (2019). Measuring actual learning versus feeling of learning in response to being actively engaged in the classroom. Proceedings of the National Academy of Sciences, 116(39):19251–19257.

Hake, R. R. (1998). Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousand-student survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics, 66(1):64–74.

Mazur, E. (1997). Peer Instruction: A User’s Manual. Series in Educational Innovation. Prentice Hall.

Salguero, A., McAuley, J., Simon, B., and Porter, L. (2020). A longitudinal evaluation of a best practices CS1. In Proceedings of the 2020 ACM Conference on International Computing Education Research, ICER ’20, page 182–193. ACM.

Simon, B., Parris, J., and Spacco, J. (2013). How we teach impacts student learning: peer instruction vs. lecture in CS0. In Proceeding of the 44th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’13, page 41–46. ACM.

Zingaro, D. (2014). Peer instruction contributes to self-efficacy in CS1. In Proceedings of the 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’14, page 373–378. ACM.
Publicado
07/04/2025
ROCHA, Ricardo Couto Antunes da. Efetividade de uma Metodologia Ativa vs. Tradicional: Um Estudo de Caso de um Método Comparativo Leve em uma Disciplina de Redes de Computadores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 49-58. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2025.4910.