Proposta de assistente virtual inteligente para estudantes das instituições federais de ensino profissional

  • Paulo Sabaini IFES
  • Bruno Clemente IFPA
  • Bruno Coutinho IFES

Resumo


Um instituto federal de ensino possui uma variedade de informações, concernentes ao seu funcionamento, distribuídas em várias páginas do seu portal web e documentos do tipo pdf. Muitas vezes o acesso a essas informações pode se tornar uma tarefa frustrante, mesmo utilizando os mecanismos disponíveis de busca. A proposta deste trabalho é desenvolver um protótipo de chatbot que permita levantar as possibilidades e desafios na construção de um sistema inteligente, que resolva primariamente as dúvidas em relação à gestão pedagógica de um instituto de educação, com a base de conhecimento formada através de dados textuais já disponíveis no portal do IF. Os primeiros resultados se mostraram promissores.

Palavras-chave: chatbot, assistente virtual, ROD

Referências

Comarella, R. L. and Café, L. M. A. (2008) “Chatterbot: conceito, características, tipologia e construção”, Informação & Sociedade: Estudos, v. 18, n. 2, p. 55–67.

Dehon, P., Silva, A., Inocêncio, A. C., Castro, C., Costa, H. and Júnior, P. P. (2018) “CVChatbot: Um Chatbot para o Aplicativo Facebook Messenger Integrado ao AVA Moodle”, Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 1623-1632, https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1623.

Ferrari, A. (2018) “Natural Language Requirements Processing : from Research to Practice Applications”, Gothenburg, Sweden: [s.n.], p. 536–537.

Ferreira, L. P., and Uchôa, J. Q. (2006) “Desenvolvimento de um chatbot para auxiliar o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira”, Revista Bazar: Software e Conhecimento Livres, 1, 21–32, http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9629.

Leonhardt, M. D., Castro, D. D. de, Dutra, R. L. D. S., and Tarouco, L. M. R. (2003) “ELEKTRA: Um Chatterbot para Uso em Ambiente Educacional”, Renote, 1(2), 1–11, https://doi.org/10.22456/1679-1916.14336.

Lima, D. A., Oliveira, C. C., Pestili, L. C., Silva, E. C., Bezerra, M. A. S. and Lima, H. A (2017) “Uma proposta de sistema de aprendizagem com conteúdo gamificado e com reforço guiado por algoritmos bio-inspirados”, Anais do Computer on the Beach.

Moreno, F., Manfio, E., Barbosa, C. R., and Brancher, J. D. (2015) “Tical: Chatbot sobre o Atlas Linguístico do Brasil no WhatsApp”, Anais Do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE), 279–288.

Pereira, F. R. and Rigo, S. J. (2013) “Utilização de processamento de linguagem natural e ontologias na análise qualitativa de frases curtas”, Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1–10.

Rabelo, J. and Barros, F. (2004) “Pergunte! uma interface em português para pergunta-resposta na web”, Dissertação de Mestrado, Departamento de Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, Brasil.

Russel, S. and Norvig, P. (2013) “Inteligência Artificial”, Prentice Hall, 3ª edição.

Sabaini, P. A. (2019) “Proposta de assistente virtual inteligente no apoio ao discente do Ifes em relação às rotinas acadêmicas”, Trabalho de Conclusão de Curso, Colatina - ES.

Santos, R. E. S., Correia-Neto, J. S., Souza, E. P. R., Magalhães, C. V. C. de and Vilar, G. (2014) “Técnicas de processamento de linguagem natural aplicadas ao processo de mineração de textos: resultados preliminares de um mapeamento sistemático”, Revista de Sistemas e Computação, v. 4, p. 116–125.
Publicado
30/06/2020
SABAINI, Paulo; CLEMENTE, Bruno; COUTINHO, Bruno. Proposta de assistente virtual inteligente para estudantes das instituições federais de ensino profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 7. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 61-68. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2020.11069.