Exploring model transfer strategies for sentiment analysis in Twitter

  • Eliseu Guimarães UFF / Marinha do Brasil
  • Jonnathan Carvalho IFF
  • Aline Paes UFF
  • Alexandre Plastino UFF

Resumo


As mídias sociais se tornaram um ambiente popular para comunicação. Por isso, analisar o sentimento que o usuário expressa em suas postagens nas redes sociais é um importante campo de pesquisa. No entanto, detectar a polaridade em tais conteúdos é um desafio, em parte porque a quantidade de dados rotulados para treinar classificadores é escassa em muitas situações. Este artigo explora estratégias para reusar um modelo aprendido a partir de conjunto de dados fonte para classificar instâncias em um conjunto de dados de destino. Os experimentos são conduzidos com 22 conjuntos de dados de análise de sentimento em tweets e abordagens baseadas em métricas de similaridade. Os resultados apontam que o tamanho do conjunto de treinamento fonte desempenha um papel essencial no desempenho dos classificadores quando usados para inferir a classe das instâncias alvo.

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Publicado
29/11/2021
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GUIMARÃES, Eliseu; CARVALHO, Jonnathan; PAES, Aline; PLASTINO, Alexandre. Exploring model transfer strategies for sentiment analysis in Twitter. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 18. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-12. ISSN 2763-9061. DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2021.18236.

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