Sampling battleships boards for hit estimation using Monte Carlo Tree Search

  • Eduardo Naslausky UFRJ
  • Daniel Ratton Figueiredo UFRJ

Resumo


Batalha Naval é um jogo clássico de tabuleiro com duas pessoas. Um dos problemas fundamentais do jogo é determinar a próxima posição do tabuleiro a ser revelada pelo adversário. Intuitivamente, a posição escolhida deveria corresponder a um barco (acerto), tendo em vista o objetivo do jogo de afundar todos os barcos do adversário. Este trabalho utiliza o algoritmo de Monte Carlo Tree Search para gerar amostras de tabuleiros válidos com todos os barcos a partir de um tabuleiro inicial (configuração atual do jogo). A probabilidade de acerto de cada posição oculta do tabuleiro é calculada utilizando as amostras geradas. Para avaliar a qualidade deste algoritmo, partidas foram simuladas onde cada jogada utiliza a posição de maior probabilidade de acerto do turno anterior. Resultados indicam que a acurácia (top-1) depois de uma jogada é cerca de 65% e cresce monotonicamente, chegando a 80% depois de 10 jogadas.

Referências

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Publicado
29/09/2025
NASLAUSKY, Eduardo; FIGUEIREDO, Daniel Ratton. Sampling battleships boards for hit estimation using Monte Carlo Tree Search. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 22. , 2025, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 640-651. ISSN 2763-9061. DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2025.13956.

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