Aplicação da FPGA na programação paralela

  • Felipe V. de Almeida USP
  • Liria M. Sato USP
  • Edson T. Midorikawa USP

Resumo


A programação paralela tem como propósito melhorar o desempenho de algoritmos com a utilização de múltiplos núcleos disponíveis em um ambiente computacional. Visando melhorar ainda mais o desempenho dos algoritmos, a utilização de aceleradores implementados em hardware surge no contexto da programação paralela para este propósito. Este artigo apresenta uma análise da aplicação de FPGAs para a melhoria do desempenho de projetos. São apresentados os desafios de sua utilização em um projeto juntamente com as possibilidades de ganho de desempenho, através de um estudo de caso.
Palavras-chave: Programação paralela, FPGA, Alto desempenho

Referências

Almeida, F., Sato, L., and Midorikawa, E. (2019). Análise de viabilidade de ferramenta para correção híbrida de sequências genômicas em ambiente de memória compartilhada com FPGA. Em Anais do XX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, páginas 430–437, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Huffstetler, J. (2018). Intel Processors and FPGAs — Better Together. [link]. Acesso: 02/03/2020.

Vanderbauwhede, W. and Benkrid, K. (2013). High-performance computing using FPGAs, volume 3. Springer.
Publicado
19/08/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DE ALMEIDA, Felipe V.; SATO, Liria M.; MIDORIKAWA, Edson T.. Aplicação da FPGA na programação paralela. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DE SÃO PAULO (ERAD-SP), 11. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 90-93. DOI: https://doi.org/10.5753/eradsp.2020.16894.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)