Requisitos de um Aplicativo Móvel para Apoiar Atividades de Letramento Literário

  • Ilgner N. de Deus UNIPAMPA
  • Amanda Meincke Melo UNIPAMPA

Resumo


O letramento literário – apropriação da literatura como linguagem – pode ser apoiado por aplicativos móveis. Considerando-se a pervasividade da Computação na Educação, são poucos os trabalhos relacionados que apresentam experiências de uso de aplicativos móveis nesse domínio, não tendo sido encontrados relatos de desenvolvimento de aplicativos móveis. Soma-se a isso o fato de os aplicativos relacionados à literatura e à leitura de obras literárias não abordarem o letramento literário de forma intencional e sistemática. Propõe-se, nesse contexto, o desenvolvimento de um aplicativo móvel para apoiar atividades de letramento literário, sendo objetivo específico deste trabalho apresentar resultados da etapa de Engenharia de Requisitos.

Referências

Andrade, Y. L. d. A. et al. (2018). Ressignificando a prática leitora na escola.

Baer, D. (2014). Dwight eisenhower nailed a major insight about productivity. Business Insider, 10.

Batista, L. F. (2018). A poesia visual pede (espaço) na sala de aula.

Britto, T. C., Penteado, B. E., Martins, L. C. G., and Anacleto, J. C. (2011). Técnicas de prototipação para smartphones no apoio à avaliação de interfaces com o usuário. In IHC+ CLIHC (Companion), pages 39–42.

Cosson, R. (2010). Letramento literário: teoria e prática. Editora Contexto.

Guedes, G. T. (2018). UML 2-Uma abordagem prática. Novatec Editora.

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33(2004):1–26.

Machado, P. H. et al. (2019). Livros literarios infantis digitais interativos em formato de aplicativos: analise de práticas multiletradas na formação de leitores. Master’s thesis, Universidade Tecnologica Federal do Paraná.

Moraes, G. L. d. (2016). Trilha sonora de aplicativos para crianças e educação literária.

Neira-Pineiro, M. and Del-Moral-Perez, E. (2021). Educación literaria y promoción lectora apoyadas en entornos literarios inmersivos con realidad aumentada. Ocnos. Revista de estudios sobre lectura, 20(3).

Pressman, R. S. and Maxim, B. R. (2021). Engenharia de Software-9ed. McGraw Hill Brasil.

Silva, R. N. (2017). Nas redes do romance: a literatura na era digital e a formação do leitor literario. 2015. 165f. PhD thesis, Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Publicado
18/10/2022
DE DEUS, Ilgner N.; MELO, Amanda Meincke. Requisitos de um Aplicativo Móvel para Apoiar Atividades de Letramento Literário. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 6. , 2022, Blumenau. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2022.227549.