Em direção à um checklist para garantia da qualidade em atributos de acessibilidade das tecnologias emergentes de RV e RA
Resumo
As tecnologias emergentes estão contribuindo cada vez mais para o dia a dia das pessoas. Com grande poder revolucionário e agregação de seu potencial, uma necessidade nas fábricas de software é agregar características de inclusão para pessoas com deficiência nos produtos de software. Em uma busca ad hoc da literatura por material de qualidade de software voltado para garantir acessibilidade no desenvolvimento de software para tecnologias emergentes, como diretrizes e melhores práticas, identificou-se uma carência importante: um checklist de Verificação e Validação (V&V) para tecnologias emergentes. Como primeiro passo nesta direção, o presente artigo visa destacar a importância da acessibilidade nas tecnologias emergentes nas etapas de V&V da engenharia de software para assim atender um público amplo e diversificado em um checklist que deriva melhores práticas para se considerar no desenvolvimento de softwares emergentes para Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA).
Referências
Cinnera, A. M., Bisirri, A., Chioccia, I., Leone, E., Ciancarelli, I., Iosa, M., Morone, G., and Verna, V. (2022). Exploring the potential of immersive virtual reality in the treatment of unilateral spatial neglect due to stroke: A comprehensive systematic review. Brain Sci, 12(11). Acessado em: 20/10/2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/brainsci12111589.
de Oliveira, R., Teixeira, C., and de Oliveira, J. (2020). Ambientes virtuais para reabilitação terapêutica. In Anais do XXII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, pages 50–59, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Acessado em: 23/10/2023. Disponível em: [link].
Delbes, L., Mascret, N., Goulon, C., and Montagne, G. (2022). Validation of an immersive virtual reality device accepted by seniors that preserves the adaptive behavior produced in the real world. front bioeng biotechnol. Front Bioeng Biotechnol, 10(917486). Acessado em: 20/10/23. Disponível em: [link].
Fialho, G. L. (2014). Acessibilidade web em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso na unipampa. Technical report. 129 p. Acessado: 18/10/2023. Acessado: 18/10/2023. Disponível em: [link].
Guimaraes, M. D. P. and Martins, V. F. (2014). A checklist to evaluate augmented reality applications. In 2014 XVI Symposium on Virtual and Augmented Reality, pages 45–52. Acessado em: 20/10/2023. Disponível em: [link].
Harris, D. J., Bird, J. M., Smart, P. A., Wilson, M. R., and Vine, S. J. (2020). A framework for the testing and validation of simulated environments in experimentation and training. Frontiers in Psychology, 11. Acessado em: 23/10/2023. Disponível em: [link].
Junior, M., Viana, W., Trinta, F. A. M., Nolêto, C., and Maia, L. F. (2015). Um aplicativo móvel para execução de jogos móveis locativos com realidade aumentada. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, pages 27–30, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Kanschik, D., Bruno, R. R., Wolff, G., Kelm, M., and Jung, C. (2023). Virtual and augmented reality in intensive care medicine: a systematic review. Ann. Intensive Care, 13(81). Acessado em: 20/10/2023. Disponível em: [link].
Pinilla, A., Voigt-Antons, J.-N., Garcia, J., Raffe, W., and Möller, S. (2023). Real-time affect detection in virtual reality: a technique based on a three-dimensional model of affect and eeg signals. Frontiers in Virtual Reality, 3. Acessado em: 20/10/2023. Disponível em: [link].
Smith, D. (2021). FLUX VR: The Development And Validation Of A Heuristic Checklist For Virtual Reality Game Design Supporting Immersion, Presence, And Flow. PhD thesis, School of Wichita State University. Acessado em: 23/10/2023. Disponível em: [link].