O uso de metodologias ativas no ensino de Engenharia de Requisitos: O Caso do Projeto Web Academy
Resumo
Este trabalho explora como a abordagem adotada pelo projeto de extensão Web Academy contribuiu para a percepção dos participantes sobre Engenharia de Requisitos. A pesquisa explora a abordagem prática denominada hands on, na qual todo o conhecimento ministrado durante a extensão é exercitado. Além disso, o artigo destaca a relevância do hands on como estratégia de ensino na ER, destacando a importância da aplicação de conceitos teóricos em um ambiente prático, ainda que de forma inconsciente. Os resultados da pesquisa destacaram a eficácia da abordagem prática, com um impacto positivo na percepção dos alunos em relação à ER e sua importância no desenvolvimento de software.
Referências
Fernandes, J. M., Machado, R. J., and Seidman, S. B. (2009). A requirements engineering and management training course for software development professionals. 2009 22nd Conference on Software Engineering Education and Training, pages 20–25.
Fernandes, S., Dinis-Carvalho, J., and Ferreira-Oliveira, A. (2021). Improving the performance of student teams in project-based learning with scrum. Education Sciences.
Günther, H. (2003). Como elaborar um questionário. Série: Planejamento de pesquisa nas ciências sociais, 1:1–15.
Hmelo-Silver, C. E. (2004). Problem-based learning: What and how do students learn? Educational Psychology Review, 16(3):235–266.
Kotonya, G. and Sommerville, I. (1998). Requirements Engineering: Processes and Techniques. Worldwide Series in Computer Science. Wiley.
Lasserre, P. and Szostak, C. (2011). Effects of team-based learning on a cs1 course. ITiCSE ’11, page 133–137, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Mirahmadizadeh, A., Delam, H., Seif, M., and Bahrami, R. (2018). Designing, constructing, and analyzing likert scale data. Journal of Education and Community Health.
Ouhbi, S. and Pombo, N. (2020). Software engineering education: Challenges and perspectives. In 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 202–209.
Sommerville, I. (2019). Engenharia De Software. PEARSON BRASIL.
Taivalsaari, A., Mikkonen, T., Pautasso, C., and Systä, K. (2021). Full stack is not what it used to be. In International Conference on Web Engineering, pages 363–371. Springer.
Udousoro, I. (2020). Effective requirement engineering process model in software engineering. Software Engineering, 8(1):1–5.
Wiegers, K. E. and Beatty, J. (2013). Software requirements. Pearson Education.
Zowghi, D. and Paryani, S. (2003). Teaching requirements engineering through role playing: lessons learnt. In Proceedings. 11th IEEE International Requirements Engineering Conference, 2003., pages 233–241.