O uso de metodologias ativas no ensino de Engenharia de Requisitos: O Caso do Projeto Web Academy

  • Crhistopher Ric C. Saar Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Laura Costa Sarkis Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Daricélio Moreira Soares Universidade Federal do Acre (UFAC)

Resumo


Este trabalho explora como a abordagem adotada pelo projeto de extensão Web Academy contribuiu para a percepção dos participantes sobre Engenharia de Requisitos. A pesquisa explora a abordagem prática denominada hands on, na qual todo o conhecimento ministrado durante a extensão é exercitado. Além disso, o artigo destaca a relevância do hands on como estratégia de ensino na ER, destacando a importância da aplicação de conceitos teóricos em um ambiente prático, ainda que de forma inconsciente. Os resultados da pesquisa destacaram a eficácia da abordagem prática, com um impacto positivo na percepção dos alunos em relação à ER e sua importância no desenvolvimento de software.

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Publicado
06/12/2023
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SAAR, Crhistopher Ric C.; SARKIS, Laura Costa; SOARES, Daricélio Moreira. O uso de metodologias ativas no ensino de Engenharia de Requisitos: O Caso do Projeto Web Academy. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 7. , 2023, Maringá/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 348-357. DOI: https://doi.org/10.5753/eres.2023.237849.