A Gramática de Grafos como uma alternativa para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica
Resumo
Este artigo propõe a criação de um jogo fundamentado em Gramática de Grafos. O objetivo desta proposta é oferecer uma opção lúdica para o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional sem o uso do computador. Particularmente, esta abordagem engloba os conceitos de algoritmos, simulação, abstração, paralelismo e análise.
Referências
Bell, T., Witten, H., and Fellows, M. (2015). CS Unplugged.
CSTA and ISTE (2011). Computational Thinking Leadership Toolkit.
Ehrig, H. et al. (1997). Handbook of Graph Grammars and Computing by Graph Transformation, Volume 1.
Wing, J. (2006). Computational thinking. In Communications of the ACM, volume 49, pages 33–35. ACM.
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Ehrig, H. et al. (1997). Handbook of Graph Grammars and Computing by Graph Transformation, Volume 1.
Wing, J. (2006). Computational thinking. In Communications of the ACM, volume 49, pages 33–35. ACM.
Publicado
04/07/2016
Como Citar
S. JUNIOR, Braz A.; CAVALHEIRO, Simone A. C.; FOSS, Luciana.
A Gramática de Grafos como uma alternativa para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica. In: ENCONTRO DE TEORIA DA COMPUTAÇÃO (ETC), 1. , 2016, Porto Alegre.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2016
.
p. 792-795.
ISSN 2595-6116.
DOI: https://doi.org/10.5753/etc.2016.9767.