Um Estudo Sobre a Prática de Projetos Integrados em Turmas de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador

  • Allana Capistrano de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Cardoso de Castro Salgado Universidade Federal Fluminense
  • Vânia de Oliveira Neves Universidade Federal Fluminense
  • Flávio Luiz Seixas Universidade Federal Fluminense

Resumo


As mudanças na indústria e nos modelos de negócios e de gestão voltados para a inovação tecnológica impulsiona e exige mudanças no meio acadêmico. Neste trabalho, investigamos a prática de projetos integrados entre um turma de Interação Humano-Computador e duas turmas de Engenharia de Software do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. Nosso objetivo é avaliar essa abordagem como uma forma de desenvolver as habilidades requeridas em disciplinas com ênfases diferentes, mas com objetivos em comum, de forma integrada. Por meio deste estudo foi possível propor a criação de um sistema que atua como repositório de projetos e casos, apoiando o docente e suas turmas, assim como a coleta das percepções de discentes que participaram do estudo e de outros docentes destas disciplinas.

Referências

Carroll, J. M. (2000). Making use: Scenarios and scenario-based design. In Proceedings of the 3rd Conference on Designing Interactive Systems: Processes, Practices, Methods, and Techniques, DIS ’00, page 4, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

de Oliveira, A. (2020). Projetando conhecimento. http://projetandoconhecimento. herokuapp.com/. Accessed: 2021-10-04.

Pinheiro, T. S., Monteiro, I. T., Felipe, D. A., and Sampaio, A. L. (2018). O processo de design digital: endereçando o desafio da multidisciplinaridade. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC.

Santos, Maria CC e Barra, S. R. (2012). O projeto integrador como ferramenta de construção de habilidades e competências no ensino de engenharia e tecnologia. In Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, volume 40.

Thiesen, J. d. S. (2008). A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, 13(39):545–554.
Publicado
18/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DE OLIVEIRA, Allana Capistrano; SALGADO, Luciana Cardoso de Castro; NEVES, Vânia de Oliveira; SEIXAS, Flávio Luiz. Um Estudo Sobre a Prática de Projetos Integrados em Turmas de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 91-98. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2021.19595.