Mapeamento Sistemático de Tecnologias de Suporte à Composição Coreográfica

  • Iago Felicio Dornelas UNIFEI
  • Rodrigo Duarte Seabra UNIFEI

Resumo


Este mapeamento sistemático visou encontrar tecnologias que apoiem o processo de composição coreográfica, focando em ferramentas que trabalhem em conjunto com as atividades do coreógrafo. Foram identificadas dezoito ferramentas nas quais a principal aplicabilidade foi a simulação de movimentos por meio de animação gráfica. A partir do modo de operação dessas ferramentas, foram discutidos os desafios da relação existente entre a tecnologia e a criação em dança. A principal contribuição deste artigo é identificar e classificar as principais estratégias de integração entre tecnologia e composição em dança e discutir suas implicações, sendo a falta de envolvimento dos artistas (usuários finais) nas fases iniciais do processo de desenvolvimento a descoberta mais relevante.

Palavras-chave: mapeamento sistemático, composição coreográfica, tecnologia, dança

Referências

Cambridge Dictionary. SUPPORT | Significado, definição em Dicionário Inglês. [link]. (acesso Maio, 2023).

Calvert, T. W. et al. (1991). Composition of multiple figure sequences for dance and animation. Vis. Comput., v. 7, n. 2–3, p. 114–121.

Calvert, T. et al. (2005). Applications of computers to dance. IEEE Comput. Graph. Appl., v. 25, n. 2, p. 6–12.

Carlson, G. et al. (1992). How to build a multimedial communication/creation system for music and human motion. Multimedia, p. 153–169.

Carlson, K. et al. (2015). Sketching movement: designing creativity tools for in-situ, whole-body authorship. In ACM Int. Conf. Proceeding Ser., pages 68–75.

Dania, A. et al. (2015). The ability of using symbols and its contribution to dance learning: the Laban Notation System. Choros International Dance Journal, p. 37–49.

Dornelas, I. F. et al. (2022). Systematic mapping of technologies for supporting choreographic composition. Journal on Interactive Systems, v. 13, n. 1, p. 232–242.

Drewes, H. (2016). MovEngine – Developing a movement language for 3D visualization and composition of dance. In: Laumond, JP., Abe, N. (eds) Dance Notations and Robot Motion. Springer Tracts in Advanced Robotics, v. 111, Springer, Cham.

Felice, M. C. et al. (2016). How do choreographers craft dance? Designing for a choreographer-technology partnership. In Proceedings of the 3rd International Symposium on Movement and Computing. Association for Computing Machinery, pages 1–8.

Kohno, Y. et al. (2010). A system for motion synthesis of human body parts using a touch panel. In Proc. ACM SIGGRAPH Conf. Virtual-Reality Contin. Its Appl. to Ind., pages 145–146.

Krylov, D. I.; Samsonovich, A. V. (2019). Designing an emotionally-intelligent assistant of a virtual dance creator. Biologically Inspired Cognitive Architectures Meeting, Springer, Cham, pages 197-202.

Ribeiro, C. et al. (2017). Capturing and documenting creative processes in contemporary dance. ACM Int. Conf. Proceeding Ser., Part F1291.

Sagasti, F. (2019). Information technology and the arts: the evolution of computer choreography during the last half century. Dance Chronicle, v. 42, n. 1, p. 1–52.

Soga, A. et al. (2001). Motion description and composing system for classic ballet animation on the web. In Proc. IEEE Int. Work. Robot Hum. Interact. Commun., pages 134–139.

Soga, A. et al. (2006). Automatic composition and simulation system for ballet sequences using 3D motion archive. In 2006 Int. Conf. Cyberworlds, CW’06, pages 43–49.

Wohlin, C. et al. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer Berlin, Heidelberg.
Publicado
16/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
DORNELAS, Iago Felicio; SEABRA, Rodrigo Duarte. Mapeamento Sistemático de Tecnologias de Suporte à Composição Coreográfica. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 22. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 219-223. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2023.231893.