Avaliação de Usabilidade de uma Plataforma para Exploração de Dados de Segurança de Barraens: uma Consolidação de Resultados de Testes com Usuários e Avaliação Heurística

  • Bruna Santana Capeleti UFLA
  • Caroline Queirós Santos UFVJM
  • Jaqueline de Souza UFLA
  • André P. Freire UFLA

Resumo


A tomada de decisão baseada em dados ganhou grande importância e tornou-se indispensável para aprender novos conhecimentos e obter insights em vários contextos. Especificamente, em contextos críticos e de segurança, os sistemas interativos são imprescindíveis para apoiar a tomada de decisões. No entanto, para sistemas que permitem a exploração de dados, uma boa usabilidade é essencial para facilitar a exploração de dados eficaz para especialistas e leigos. Este estudo teve como objetivo avaliar a usabilidade de um sistema contendo informações sobre barragens brasileiras, com um painel e um filtro de informações, consolidando os resultados obtidos a partir de avaliações de usuários e um conjunto de heurísticas de interação humano-dados propostas na literatura. As avaliações dos usuários envolveram 18 participantes com idades entre 22 e 45 anos, com conhecimento prévio sobre segurança de barragens. Três especialistas em Interação Humano-Computador realizaram a avaliação heurística. Os resultados das avaliações dos usuários e da avaliação das heurísticas facilitaram a análise dos principais problemas encontrados pelos usuários e sua relação com as heurísticas recentemente propostas. As avaliações dos usuários revelaram a necessidade de melhorias de usabilidade relacionadas à disponibilidade de elementos de mapas interativos e filtros de informações. O artigo discute o impacto dos problemas enfrentados pelos usuários na plataforma de exploração de dados de barragens baseada em mapas e como a heurística de interação homem-dados auxiliou na identificação de diferentes tipos de problemas. Esses resultados fornecem subsídios cruciais para o aprimoramento de plataformas críticas de exploração de dados e reflexões metodológicas sobre as diferentes contribuições trazidas por diferentes métodos de avaliação de usabilidade aplicados à Interação Humano-Dados.

Referências

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico ANA (2022). Definições importantes sobre segurança de barragens (important definitions concerning dam safety). Available online at [link], last accessed on 31 January 2023.

Brazil (2010). Lei 12.344/2010 national dam safety policy. Available online at [link], last accessed on 31 January 2023.

Capeleti, B. S., Santos, C. Q., de Souza, J. I., and Freire, A. P. (2023). Usability evaluation of a brazilian dam safety data exploration platform: a consolidation of results from user tests and heuristic evaluation. In Human-Computer Interaction – INTERACT 2023: 19th IFIP TC 13 International Conference.

Nielsen, J. and Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, pages 249–256.

Victorelli, E. Z., Dos Reis, J. C., Hornung, H., and Prado, A. B. (2020). Understanding human-data interaction: Literature review and recommendations for design. International Journal of Human-Computer Studies, 134:13–32.

Victorelli, E. Z. and Reis, J. C. D. (2020). Human-data interaction design guidelines for visualization systems. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10.
Publicado
16/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CAPELETI, Bruna Santana; SANTOS, Caroline Queirós; SOUZA, Jaqueline de; FREIRE, André P.. Avaliação de Usabilidade de uma Plataforma para Exploração de Dados de Segurança de Barraens: uma Consolidação de Resultados de Testes com Usuários e Avaliação Heurística. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 22. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 266-269. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2023.233780.